Extrair arquivo ISO do CD ou DVD para o HD do computador

Publicado em 21 agosto, 2012 / Atualizado em 21 de agosto de 2012

Ferramenta para copiar imagens ISO de DVD ou CD para o disco rígido

A maioria programas, jogos e sistemas operacionais são distribuídos em CDs ou DVDs, como é o caso Windows, por exemplo. Até algum tempo atrás qualquer computador ou notebook possua um drive óptico para ler DVD ou CD. No entanto, já há algum tempo temos disponíveis no mercado um novo tipo de computador, o qual não possui drive óptico para a leitura de discos, os netbooks.

Para a instalação de sistemas operacionais, programas ou jogos em CDs nos netbooks, é necessário copiar a imagem de CD para um dispositivo de armazenamento flash, como é o caso do pendrive. Desta maneira, a instalação se dará por meio da entrada USB, que além de ser mais rápida é também mais segura.

Na verdade, esse processo de substituição de CDs ou DVDs pelo pendrive é bastante atualmente, principalmente pelo que já foi dito: no pendrive a integridade dos arquivos é mais garantida que em discos ópticos. Principalmente pelo fato de aqueles serem suscetíveis a arranhões e degradações químicas que impossibilitam a leituras dos dados. Como a leitura dos dados no pendrive é eletrônica, o risco de falhas é bem menor, já que não há fatores físicos que possam comprometer os dados.

Neste sentido, é sempre importante ter em mãos o arquivo ISO de um aplicativo importante, pois dessa maneira, em caso de perda ou inutilização da mídia original, outra poderá ser gravada, ou a instalação poderá ser feita a partir do pendrive. Para isso, um ótimo programa é o Burnawre. Com esse programa você poderá extrair o arquivos ISO de qualquer aplicativo e salvá-lo no HD do computador. Podendo instalá-lo através de emulador de imagens de CD ou gravando-o num outro disco.

Ele é um programa completo para lidar com discos ópticos, permitindo fazer gravações, edições, limpeza de disco, criação de imagens ISO ( inclusive ISO inicializável) e extração de arquivos ISO de CDs e DVDs, dentre outras tarefas.

Para extrair a imagem ISO de um disco, após a instalação do Burnaware, siga o passo a passo abaixo:

1. Insira o disco no drive, e na tela inicial do programa selecione a opção “Copiar para Imagem”.

Tela inicial do Burnaware

2. Na tela que se abrirá na opção “Origem” (1), selecione o drive que contém o CD que terá a ISO extraída.

3. Na opção “Destino” (2), selecione a pasta que irá receber o arquivo ISO extraído.

4. Clique em “Copiar” e aguarde o final do processo.

Tela de configuração

Depois que a cópia for finalizada, o arquivo estará disponível na pasta escolhida.

  • Nome: Burnaware
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Burnaware Technologies
  • Tamanho: 9 MB
  • Sistema: Windows 8/7/Vista/XP/2003/2000
Burnaware

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.