Estudar para concurso por livro, apostila ou curso

Publicado em 17 fevereiro, 2013 / Atualizado em 12 de setembro de 2013

Conheça algumas vantagens e desvantagens em estudar para concurso público através de apostilas, livros ou cursinho

Conquistar uma vaga num cargo público é o sonho de milhares de brasileiro que vêem no serviço público a oportunidade de ter uma vida financeira estável. Como a quantidade de pessoas em busca de uma vaga é bastante grande, conseguir ser aprovado não é fácil, exigindo além de dedicação, ter acesso a bons materiais para estudo.

Atualmente existem diversas maneiras de estudar para concurso público, as principais opções são: livros, apostilas e cursos, sejam presenciais ou online, pela internet. Todas elas são excelentes ferramentas de estudo, o que faz da escolha entre cada uma delas apenas uma questão de gosto pessoal.

Claro que a qualidade do conteúdo é mais importante do que a forma com o qual  é apresentado ao estudante.

Quem está estudando para concurso há bastante tempo já sabe qual o tipo de material é melhor para sua realidade. Por esse motivo, há pessoas que preferem estudar por livros, outras através de apostilas, cursos etc.

Já quem está começando agora sua jornada entre os concursos públicos pode ficar em dúvida sobre qual ferramenta de estudo escolher, qual pode ser mais vantajosa para seu caso.

A fim de ajudar na decisão sobre qual material utilizar para estudar, vamos citar abaixo algumas vantagens e desvantagens dos meios de estudo para concursos atualmente disponíveis.

Como estudar para concursos:

Apostilas

As apostilas para concurso caíram no gosto dos concursandos principalmente por ser mais barata e geralmente bastante direcionada à vaga em questão.

No entanto, devido à facilidade de confecção e venda, existe uma grande quantidade de apostilas de baixa qualidade ou mesmo com conteúdo desatualizado sendo vendida tanto em livrarias, papelarias ou pela internet.

Para evitar prejuízos ou perda de tempo, antes de comprar uma apostila pesquise bastante pela internet, em fóruns principalmente, consulte amigos e conhecidos e outras fontes para tentar obter informações sobre a confiabilidade e qualidade do conteúdo.

Neste sentido, recomendamos as Apostilas Opção, que já são apostilas conceituadas no mercado.

Livros

[related_posts]

Os livros, ao contrário do que acontece com as apostilas, em geral apresentam maior abrangência e seriedade com o conteúdo, já que as editores tentam evitar ao máximo publicar livros de baixa qualidade, o que pode manchar seu nome no mercado.

É possível encontrar livros também bastante direcionados à vaga pretendida, contudo, deve-se observar seu ano de publicação e se de lá para cá houve alguma alteração ou atualização do tema tratado.

Uma dica importante ao comprar um livro para estudar para concurso é se certificar que ele é destinado a concurso público. Isso é importante para evitar a compra de um livro cujo conteúdo seja muito amplo, sem a objetividade e clareza que é tão importante para quem estuda para concursos.

Apesar de ser uma das melhores fontes de estudos, nem todos os alunos conseguem adquirir muito conhecimento, não que o problema esteja com os livros, mas sim nos próprios estudantes. Isso acontece porque existem pessoas que tem mais facilidade para aprender assistindo aulas, tendo alguém para explicar e passar o conteúdo.

Cursos

Outra forma de estudo, geralmente mais cara que as outras duas anteriores são os cursos para concursos, sejam presenciais ou pela internet. O interessante nos cursos é que muitos macetes que o estudante demoraria bastante tempo para desenvolver são passados rapidamente pelos professores. Além disso, nos cursos existe a possibilidade de tirar dúvidas com os professores e trocar informações com os colegas de curso.

Outro ponto forte nos cursos é que o conteúdo é extremamente direcionado, ou seja, o que é passado pelos professores é aquilo que as bancas costumam cobrar nas provas. Isso também costuma acontecer os livros e apostilas.

No entanto, há estudantes que não gostam dos cursinhos pelo fato de não conseguirem se concentrar, pois por mais interessante que seja o concurso, sempre tem gente que vai para as aulas e fica conversando e atrapalhando o estudo dos outros. Neste caso, um bom livro é uma ótima opção.

Lembrando, claro, que não é obrigatório escolher uma ou outra opção de estudo. É perfeitamente possível estudar por livros, apostilas e ainda fazer curso, tudo junto, o que aumenta ainda mais as chances de ser aprovado.