Estudar em lugar silencioso ou agitado, qual melhor?

Publicado em 9 março, 2014 / Atualizado em 6 de outubro de 2014

Estudar em locais tranquilos e agradáveis é sempre bom, mas devemos estar preparados para o pior

Estudar é preciso, seja para passar em concurso público, no vestibular ou buscando melhorar a qualificação profissional em busca de um novo emprego ou promoção.

Além de reservar um tempo do dia ou da noite para os estudos, é importante selecionar qual será o local onde o estudo se desenvolverá. Há pessoas que estudam no quarto, na sala, na varanda, no escritório e em diversos outros locais menos comuns.

O que geralmente se leva em consideração na hora de escolher o local para estudar é o conforto e principalmente o silêncio. Locais com muito barulho e com fluxo de pessoas podem não ser muito interessantes por esses serem elementos que podem desconcentrar ou distrair o candidato que está estudando.

Sendo assim, quanto mais calmo e silencioso for o ambiente, maior será o nível de concentração e consequentemente o rendimento do estudo. Mas será que na hora da prova você terá um ambiente assim para responder às questões da prova? Provavelmente não.

Esteja preparado para o pior

É importante ir para a prova consciente de que lá, muito provavelmente, não serão encontradas as mesma condições para a realização da prova que foram encontradas durante o estudo.

As melhores apostilas para concurso público, conheça: Apostilas Opção.

Ou seja, se para estudar você encontrou um lugar maravilhoso, saiba que o local de prova poderá parecer um inferno: muito calor, concorrentes tossindo, espirrando, assoando o nariz, mastigando salgadinho com a boca aberta, amassando pacote de biscoito e mais um monte de outras coisas que podem tirar sua concentração ou até mesmo te irritar.

Agora junte tudo isso à tensão, ansiedade e pouco tempo para responder às questões. O resultado pode ser péssimo, mesmo que o candidato tenha estudo muito bem anteriormente.

Neste sentido, a nossa dica e proposta de reflexão é a seguinte: esteja preparado para enfrentar a prova em local muito diferente do seu ambiente de estudo.

Uma maneira de tentar não ser afetado por um ambiente de prova insalubre é o seguinte: durante os estudos, tire alguns momentos para estudar, revisar ou resolver questões em locais que são desconfortáveis para você. Isso com certeza o ajudará a controlar sua concentração, o que aumentará suas chances não ser afetado pelo ambiente externo pouco favorável durante a realização das provas.