Estrias na gravidez como evitar

Publicado em 30 setembro, 2012 / Atualizado em 30 de setembro de 2012

Dicas para evitar o aparecimentos de estrias durante a gravidez

As mulheres são vaidosas em qualquer fase de sua vida e em qualquer idade. Cuidados com os cabelos e principalmente com a pele é o principal alvo da atenção feminina. No que diz respeito à pele, uma grande preocupação que atinge praticamente todas as mulheres é o surgimento das estrias, que nada mais são do que cicatrizes causadas pelo rompimento de fibras que dão elasticidade e resistência a pele.

Elas podem aparecer não só em mulheres, mas também em homens. No entanto, elas são as principais vítimas desse tipo de lesão, ainda mais as gravidas.

Durante a gravidez o surgimento de estrias é um fenômeno comum e que atinge a maiorias das gestantes. Se antes da gravidez a mulher não possuía estrias, durante a gestação elas poderão aparecer, e caso ela já possua estrias antes de engravidar, é possível que a quantidade de novas estrias seja ainda maiores devido à tendência genética.

Mulher grávidaInfelizmente o aparecimento das estrias não pode ser bloqueado, interrompido ou anulado, ou seja, nada podemos fazer para que elas não apareçam. O que é possível é tentar fazer com que apareça o mínimo possível ou com as menores extensões possíveis. Além disso, também existem tratamentos para acabar ou diminuir as estrias que já apareceram.

No caso das grávidas, as estrias aparecem principalmente na barriga (na altura do umbigo), nas coxas, seios, cintura e bumbum. Em regiões como barriga e seios o surgimento das estrias é causado pelo aumento do tamanho dessas regiões, que faz a pele esticar, ocasionando seu rompimento. Nas demais partes do corpo as estrias aparecem devido ao aumento repentino de peso, comum em algumas mulheres, ou mesmos por predisposição genética.

Como dissemos, não tem como evitar completamente o surgimento das estrias, ou seja, não existem métodos 100% eficazes, mas podemos diminuir o surgimento das lesões e também amenizar seu aspecto depois de formada. Confira algumas dicas abaixo.

Evitar estrias na gravidez

Controle seu peso: As estrias surgem quando a pele estica além de seu limite. Por esse motivo, ganhar muito peso durante a gravidez favorece o surgimento das lesões, já que o ganho de peso repentino pega a pele de surpresa, sem estar preparada para acompanhar tal crescimento, e com isso ela acaba “rasgando”, dando origem Às estrias. O efeito sanfona também deve ser evitado. É chamado de efeito sanfona o fato de uma pessoa engordar e emagrecer constantemente.

Hidrate-se: Para a pele estar hidratada é preciso que todo o organismo também esteja. Por esse motivo, beba bastante água por dia. Se seu médico recomendou uma quantidade, siga-a, se não, beba ao menos dois litros de água por dia.

Hidrate a pele: Além de manter-se hidratada, a grávida que deseja evitar as estrias devem também hidratar diretamente a pele. A hidratação melhora sua elasticidade e dá mais resistente às fibras da pele, tornando-a menos suscetível às lesões.

Algumas mulheres fazem uso de produtos baratos e fáceis de encontrar, como óleo de amêndoas ou hidratantes comuns, por exemplo. No entanto, todo e qualquer produto usado contra estrias na gravidez deve ser recomendado por um médico, pois ele pode possuir substâncias que prejudicam o desenvolvimento da criança, ou mesmo possam causar alergias na grávida.

Vale lembrar que existem hidratantes específicos para combater as estrias durante a gravidez, porém eles costumam ser bastaste caros se comparados aos hidratantes comuns, pois são elaborados especialmente para esse fim. Em média, este tipo de hidratante custa entre R$ 50,00 e R$ 80,00, e costumam oferecer bons resultados.

Alimente-se bem: Verduras, frutas e legumes são fundamentais para manter não apenas a saúde da pele, mas também de todo o corpo. Na gravidez é muito importante o consumo desses alimentos, pois eles são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias necessárias para a manutenção da saúde da mãe e do bebê, e também da pele.

Roupas adequadas: Durante a gestação é importante que a grávida use roupas específicas para gestantes. Para combater estrias nos seios existem sutiãs especialmente desenvolvidos para grávidas. Eles suportam melhor os seios e evitam que eles estiquem devido ao aumento em seu peso, diminuindo, dessa maneira, o risco de surgimento de estrias.

Importante: Essas foram dicas gerais, que podem ser postas em pratica por qualquer grávida. No entanto, antes de tomar qualquer decisão para o  tratamento das estrias, consulte seu médico obstetra para evitar problemas decorrentes da utilização de substâncias não recomendadas para grávidas