Esconder partição e arquivos no Windows 7

Publicado em 15 outubro, 2012 / Atualizado em 15 de outubro de 2012

Aprenda a ocultar partições no Windows 7, proteja seus arquivos e garanta sua privacidade

Quando formatamos um disco rígido para a instalação do Windows podemos escolher entre criar apenas uma partição, onde o sistema será instalado, ou criar várias partições, onde uma será usada pelo Windows e a outra, ou outras, serão usadas apenas para armazenar arquivos. Se existem muitos arquivos para serem guardados no HD do PC, criar várias partições é interessante, pois, caso seja necessário formatar e reinstalar o sistema, isso será feito apenas na partição onde o Windows está instalado, não afetando os arquivos que estão nas outras partições.

Outra vantagem de se ter uma partição exclusiva para arquivos é a não necessidade de fazer backups de arquivos antes da formatação do HD, já que, a depender da quantidade de arquivos, fazer um backup de tudo demandaria muito trabalho, tempo e haveria a necessidade de um dispositivo de armazenamento para guardar provisoriamente os arquivos, até que o disco rígido esteja pronto para receber novamente os arquivos.

Apesar de ser útil, a criação de várias partições pode trazer inconvenientes, principalmente para quem compartilha o computador com outras pessoas, mesmo que em contas diferentes. Isso porque quando existem várias partições, todos os usuários do computador têm acesso a ela, e caso nela estejam arquivos privados ou sigilosos, o acesso não autorizado a eles poderá ser possível.

Por esse motivo, caso seu computador seja utilizado por outras pessoas além de você, e você possui uma partição cujo conteúdo não deve ser acessado por outras pessoas, é de fundamental importância esconder tal partição dos demais usuários, garantindo assim sua privacidade.

Dentre outros meios possíveis de ocultar uma partição no Windows 7, uma das mais simples é excluindo a letra que representa a unidade. Normalmente a unidade principal, onde o Windows está instalado, recebe a letra c (C:), e as demais partições recebem outras letras do alfabeto.

Ao remover a letra que representa uma partição, seus arquivos não irão se corromper nem serão removidos, apenas ficarão inacessíveis. Vale lembrar que para ter novamente acesso aos arquivos basta adicionar uma letra à unidade, não sendo necessário, no entanto, ser a mesma que a unidade possuía anteriormente.

Como esconder uma partição

1. Abra o menu “Iniciar”, localize a opção “Meu Computador”, clique sobre ela com o botão direito do mouse e selecione a opção “Gerenciar”.

Menu Iniciar

2. Ja janela que se abrirá, em “Repositório” selecione “Gerenciamento de Disco”. Na janela que será aberta faremos todos os procedimentos necessários.

Selecionando partição do HD

3. Clique sobre a partição escolhida com o botão direito mouse e selecione a opção “Alterar letra de unidade e caminho”. Na janela seguinte clique em “Remover” e confirme. Ao remover a letra da unidade, os programas instalados nela poderão parar de funcionar, já que o caminho até os arquivos não estará disponível. Porém, como as partições adicionais não são usadas para a instalação de programas, mas sim para armazenar arquivos, isso não trará nenhum tipo de problema na utilização do computador.

Feito isso, os arquivos estarão inacessíveis devido ao fato de a unidade não estar identificada. Para voltar a acessar a partição e os arquivos, basta refazer o processo descrito acima e invés de remover a letra da unidade, adicionar uma.

Conclusão

Essa é uma maneira simples de ocultar uma partição do HD e consequentemente seus arquivos. Se você for o único administrador do computador, a partição não poderá ser acessada por mais nenhum outro usuário da máquina. Se além de você existir outros administradores, eles poderão desfazer o processo e acessar os arquivos. No entanto, se esses outros administradores não conhecerem essa partição, ou não tiverem conhecimento de como fazer esse processo, sua partição estará secreta e só será acessada por você.

Em outros posts mostraremos outras maneiras de como ocultar ou tornar inacessível uma partição do disco rígido.