Economize dinheiro gastando menos do que ganha

Publicado em 1 março, 2012 / Atualizado em 6 de agosto de 2012

Pequenas mudanças no dia-a-dia podem fazer o dinheiro render mais

Apesar da reclamação que ouvimos de muitas pessoas que não conseguem economizar dinheiro, gastar menos do que ganha é possível sim, fazer uma poupança e guardar dinheiro para realizar um sonho ou para tê-lo disponível em momentos imprevistos. A maior dificuldade em gastar menos do que ganha está no fato de que grande parte da população age como se fosse morrer amanhã, sem parar para refletir que daqui a cinco, dez ou quinze anos poderão estar passando pela mesma aflição que passam hoje, caso não sejam tomadas medidas para mudar essa situação, mesmo que com vista ao longo prazo.

Antes de começar a planejar seu futuro, é importante saber exatamente o que você está fazendo com seu dinheiro hoje, para onde ele está indo e se esse gasto é realmente importante ou foi feito com algo dispensável. Por isso, é importante começar a controlar seus gastos, registrar tudo que foi gasto, a fim de saber para onde seu dinheiro está indo.

Economizando dinheiro
Imagem ©: morgueFile.com

Depois do primeiro mês fazendo o controle, você já saberá com o que gasta mais, e assim poderá planejar os próximos gastos, tomando atitudes para economizar dinheiro. Perceba que todos os gastos devem ser registrados, o cafezinho, o sorvete, a bala, o estacionamento, ou seja, tudo mesmo. Você verá que esses pequenos gastos, quando somados, se transformam em grandes gastos, e que muitas vezes poderiam ser evitados. E se fossem evitados, com certeza sobraria dinheiro.

Claro que você não precisa parar de tomar sorvete, ir ao cinema ou fazer qualquer outro pequeno gasto. Na verdade, o que deve ser feito é investigar um possível excesso, e assim diminuí-lo. É melhor diminuir um pouco as regalias e fechar o mês no verde, do que fazer tudo que “dá na telha” e acabar ficando no vermelho, pagando juros do cheque especial, do cartão de crédito etc. O mesmo acontece com compras parceladas. É importante evitá-las ou ter consciência de que parcelas de uma compra quando somadas com as parcelas de outras compras resultarão num montante que pode abocanhar grande parte de seu salário.

Caso perceba que há necessidade de fazer um fluxo de caixa diário, baixe a planilha de fluxo de caixa. Com ela você poderá acompanhar seus ganhos e gastos diários e o fechamento do dia e do mês. Desta maneira você poderá identificar a destinação de cada centavo seu.

Para reforçar suas práticas para gastar menos do que ganha, recomendo que estude o curso grátis de finanças pessoais e domésticas. Com ele você aprenderá a fazer um orçamento doméstico além de ter informações sobre educação financeira, operações de crédito, planejamento financeiro e muito mais. Se gostar de livros, seria interessante comprar livros que tratam do assunto.

Sucesso!