Dicas para economizar água

Publicado em 30 dezembro, 2011 / Atualizado em 23 de junho de 2013

Economizando água você econiomiza dinheiro e ajuda a preservar o meio ambiente

Alguns hábitos podem colocar em risco a saúde do orçamento pessoal ou familiar, fazendo com que as pessoas gastem dinheiro desnecessariamente, e muitas vezes fazendo-as deixar de consumir outros produtos ou serviços por falta de dinheiro. Dinheiro esse que foi gasto de maneira desnecessária com outras atividades ou compras. Além de conhecer maneiras de guardar dinheiro, é importante saber evitar desperdícios.

Quando se pensa em economizar dinheiro, logo vem à mente o abandono de atividades de lazer, a troca de carro de luxo por carro popular, diminuição da saída com a família no domingo etc. No entanto, é possível reduzir os gastos mensais gastando de maneira mais eficiente, evitando exageros ou desperdícios. Neste sentido, uma boa maneira de começar a reduzir os gastos é usar a água de maneira mais equilibrada e econômica.

Como foi dito no início, existem hábitos que podem levar ao gasto

Dicas para economizar água
(Imagem: © Milan Jurkovic | Freedigitalphotos.net)

 desnecessário, e eles são bastante comuns quando o assunto é consumo de água. Vale lembrar que é importante economizar água não apenas pela questão financeira, mas também por uma questão ambiental.

A disponibilidade de recursos naturais do planeta está em queda, principalmente da água, e é por isso que devemos utilizá-la da maneira mais racional e econômica possível. Confira abaixo algumas medidas fáceis de serem aplicadas em sua casa e que garantem um consumo de água mais econômico.

1 – Evite deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes. Molhe a escova, faça a escovação, e só volte a abrir a torneira na hora do enxágüe.

2 – No banho, evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa. Além disso, tente reduzir ao máximo o tempo do banho.

3 – Deixe para lavar roupas quando acumular uma quantidade maior de roupas. Dessa maneira, você evitará o desperdício de água com diversas lavagens, já que com apenas um poco mais água, muito mais peças de roupas podem ser lavadas.

4 – Ao lavar o carro, dê preferência por lavagem a seco. Se for lavá-lo em casa utilize um balde. Dessa maneira, o gasto de água é controlado. Outro ponto é a frequencia de lavagem do carro, lave-o, no máximo, uma vez por semana. Se ele não estiver realmente muito sujo, deixe para a próxima semana.

5 – Reutilize a água. Em alguns casos, é possível reaproveitar a água para outros fins. A água usada para enxaguar as roupas, por exemplo, pode ser usada para lavar a calçada.

6 – Revise e faça a substituição de torneiras, encanamento e válvulas que estejam apresentando vazamento. Mesmo que seja pequeno, o vazamento de água desperdiça muita água e muitas vezes isso passa despercebido, principalmente pelo fato de ele ser continuo e parte da água evaporar ou ser absorvida pelo solo.

7 – Não use o jato de água como vassoura para remover sujeiras do piso ou da calçada. Para isso use a vassoura, e se possível, a água usada no enxágüe das roupas.

8 – Ao lavar louças, ensaboe todas as peças e em seguida enxágüe todas de uma vez. Ensaboar e em seguida enxaguar cada peça individualmente aumenta o consumo de água.

Essas foram algumas dicas aplicáveis a praticamente toda residência. Se você identificar alguma outra possibilidade de economizar água em sua casa, não pense duas vezes em colocá-la em prática.

Com isso, seu bolso e o planeta agradecem.