Dicas para dormir melhor

Publicado em 25 julho, 2012 / Atualizado em 10 de julho de 2013

Dormir bem não serve apenas para descansar, mas principalmente para manter uma boa saúde

Quem nunca se sentiu extremamente cansado mesmo ao acordar pela manhã? Essa é uma situação bastante comum para quem trabalha à noite, fica até tarde estudando para concursos ou vestibulares, ou para quem tem distúrbios do sono.

Esse cansaço ocorre porque parte do tempo em que se deveria estar dormindo, a pessoa passou realizando atividades que demandam esforços físicos e mentais, ou seja, foi gerada uma sobrecarga, fazendo com que o corpo ficasse mais cansado que o normal.

É durante o sono que nosso corpo é reparado. Enquanto dormimos, nosso organismo está executando diversas tarefas que têm como objetivo recuperar nosso corpo e mente das agressões sofridas durante o dia e nos preparar para o dia seguinte.

Durante uma noite de sono, o corpo libera diversas substâncias, como as interleucinas, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e defender o organismo contra invasores como os vírus e as bactérias.

Pessoa dormindo
Imagem: © morgueFile.com

Uma boa noite de sono evita que o organismo acumule elevadas quantidades de cortisona, um hormônio que, apesar de ser produzido no organismo e ser usado no tratamento de algumas doencas, pode trazer inúmeros malefícios à saúde , sobretudo quando em elevada quantidade . A memória, a capacidade de raciocínio e concentração é melhorada quando temos uma boa noite de sono.

Quando não dormimos bem, nosso organismo inevitavelmente acaba sofrendo as conseqüências. Baixa imunidade, irritabilidade, falta de concentração, desânimo e distúrbios de apetite são alguns dos problemas causados por noites mal dormidas. É durante o sono que nosso organismo se recupera do desgaste do dia-a-dia. Por esse motivo, é bom saber que dormir bem é benéfico para o corpo e a mente.

Confira algumas dicas para garantir uma boa noite de sono:

  1. Mantenha uma rotina quanto ao horário para dormir e acordar. Nosso corpo funciona melhor quando vamos dormir sempre no mesmo horário.
  2. Somente faça atividades físicas quatro horas antes de se deitar.
  3. Pratique atividades físicas, isso auxilia na manutenção do organismo.
  4. Evite trabalhar no mesmo ambiente no qual dorme.
  5. Não fume antes de dormir, pois a nicotina é estimulante e pode tirar o sono. Na verdade, é melhor não fumar hora nenhuma.
  6. Evite o café, o refrigerante e o chocolate, pois também possuem substâncias estimulantes.
  7. Não tome bebidas alcoólicas pouco antes de dormir.
  8. Dê preferência a ambientes com baixa ou sem nenhuma iluminação. Ambientes escuros aceleram o processo de relaxamento e conseqüentemente ajudam a adormecer mais rápido.
  9. Desligue ou mantenha à distância aparelhos eletrônicos como celulares, TVs, computadores etc. Eles produzem campos eletromagnéticos que estimulam a atividade cerebral, o que pode ocasionar insônia.
  10. Não durma com fome. Se sentir fome, coma algo leve, como uma fruta, por exemplo. Outra boa opção é tomar leite.
  11. Evite trabalhar ou estudar até tarde. Por mais que você pense que isso vai ajudar nas suas atividades, na verdade irá atrapalhar.