Duas partições no HD ajudam no backup para formatação

Publicado em 21 maio, 2014

Uma partição extra no disco rígido pode servir como depósito para seus arquivos e backups

Por mais que cuidemos do nosso computador, limpando arquivos temporários, desinstalando programas inúteis, fazendo faxina no registro e tomando outras medidas preventivas, chega o momento em que uma formatação é praticamente inevitável.

Quando falamos em formatação estamos nos referindo, principalmente, à reinstalação do sistema operacional, seja Windows, Linux ou qualquer outro. Vale lembrar que é possível reinstalar o Windows, por exemplo, sem necessariamente formatar o HD.

Um dos pontos mais importantes de uma formatação é a realização de um backup, para que arquivos importantes não sejam destruídos com a nova instalação do sistema.

O backup consiste numa cópia de segurança, através dele seus arquivos (imagens, vídeos, documentos, jogos, textos etc.) poderão ser levados para a nova instalação, ou mesmo guardados em outro local, por medida de segurança.

Esse momento geralmente costuma ser muito trabalhoso, principalmente para quem guarda arquivos grandes no computador, como filmes e jogos, por exemplo, pois normalmente a cópia desses arquivos costuma demorar além de requerer dispositivos de armazenamento de grande capacidade, a exemplo de um HD externo.

Criar uma partição para backup

Um jeito mais simples e rápido de guardar seus arquivos para que não sejam perdidos durante uma formatação é transferi-los para outra participação do disco rígido do próprio computador. Isso evita aquela perda de tempo com cópias, além de evitar também o risco de os arquivos se corromperem durante a cópia, principalmente quando se utiliza CD ou DVD para fazer o backup.

Tendo uma partição extra no HD, é possível proteger seus arquivos durante a formatação de duas maneiras:

1. Durante a utilização do computador você já vai guardando seus arquivos importantes na partição reservada para backup.
2. Você pode transferir seus arquivos para a participação de backup no momento da formatação.

Formate só a partição onde o sistema está instalado

Depois que seus arquivos já estiverem na partição de backup, a qualquer momento você poderá formatar a partição onde o sistema está instalado. Isso porque quando formatamos uma partição, as demais se mantêm intactas, e seus arquivos não serão afetados caso estejam armazenados nessas partições.

Por exemplo: normalmente o Windows é instalado na partição “C” e uma segunda partição pode ser chamada de “D“. Guardando todos os arquivos e backups na partição “D“, quando for necessário formatar o HD do computador você formatará apenas a partição “C“, onde está o Windows, preservando, com isso, a partição “D” e seus arquivos.

Como podemos perceber, ter mais uma partição no HD para backup pode nos ajudar bastante não apenas a organizar e proteger nossos arquivos importantes, mas também a ganhar tempo na hora de formatar o HD do computador.