Drive de CD ou DVD não abre, como retirar o disco

Publicado em 19 novembro, 2011

Veja como remover o disco caso seu drive de CD/DVD pare de funcionar

Drive de CD/DVD Os drives de CD e DVD possuem uma parte física e outra lógica para fazer a abertura da bandeja. A parte física é composta por uma correia e um motor que possibilita que a bandeja deslize e possibilite a colocação ou retirada do disco. A parte lógica é a responsável pela comunicação com o computador. É através dela que conseguimos ejetar um disco através de comandos do Windows.

Quando não conseguimos abrir a bandeja através do Windows ou qualquer outro programa, ainda temos a opção de ejetar o disco clicando no botão de abertura do drive. No entanto, é possível que ambos os problemas ocorram, ou seja, que não consigamos abrir a bandeja nem pelo Windows nem pelo botão. Apesar do pânico, há uma solução.

Todo drive óptico possui um mecanismo de abertura de emergência, que deve ser usado quando não conseguimos abrir a bandeja de outras maneiras. Na parte frontal dos drives, normalmente perto do botão para abertura da bandeja, existe um pequeno orifício (furo). O mecanismo de abertura manual deve ser acionado inserindo algum objeto neste furo, exercendo uma leve pressão.

O mais utilizado é um clipe de papel. Desdobre o clipe e pressione o mecanismo através o orifício, você perceberá que a bandeja será deslocada um pouco para fora. Em seguida, para abri-la completamente, basta puxá-la, com cuidado. Realize o procedimento com o computador desligado.