Domínio de primeiro, segundo e terceiro nível

Publicado em 10 fevereiro, 2012

Saiba mais sobre os domínios utilizados em sites e blogs

Na internet, quando falamos em domínio de sites, normalmente estamos nos referindo ao nome do domínio. Por exemplo: gigaconteudo. No entanto, em nível um pouco mais técnico, podemos definir melhor o endereço de uma página na internet, seja um site ou um blog. Para sermos um pouco mais específicos, o endereço de uma página possui um domínio de primeiro nível, um domínio de segundo nível e, talvez, um domínio de terceiro nível.

Inicialmente pode parecer confuso, mas vamos conhecer melhor cada um dos níveis de dominio.

Domínio de primeiro nível (TLD – top level domain)

Os domínio de primeiro nível, também chamados de TLD, são a parte do endereço que estão depois do ponto (exemplo: gigaconteudo.com). Como no exemplo anterior, o domínio de primeiro nível é o .com. Também podemos citar como exemplo de TLD o domínio .com.br.

Quando estamos nos referindo ao domínio de segundo nível, é comum chamarmos o de primeiro nível de extensão. Por exemplo: domínio gigaconteudo com extensão .com. Neste exemplo o domínio de primeiro nível foi chamado de extensão.

Dentro da categoria de domínio TLD temos mais dois grupos de domínio, o ccTLD e o gTLD).

Domínio de primeiro nível com código do país (ccTLD – country code Top Level Domain)

Como o próprio nome sugere, os domínios de primeiro nível com código do país, são aqueles específicos para cada país, como o .br, para o Brasil. É importante saber que alguns desses domínios podem ser registrados por qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, enquanto outros só podem ser registrados por tanto por pessoas físicas quanto jurídicas residentes no país ao qual o domínio está relacionado.

Domínio genérico de primeiro nível (gTLD – generic Top Level Domain)

Os domínio gTLD são domínio livres de qualquer relação, seja com país, profissão ou atividade comercial, e que podem ser registrados por qualquer pessoa ou empresa, de qualquer parte do mundo. Atualmente os domínio genéricos que podem ser registrados por qualquer pessoa são: .com, .net, .info, .biz, .org e .name.

Domínio de segundo nível

O domínio de segundo nível nada mais é do que o próprio nome do domínio.

Por exemplo: gigaconteudo.com

gigaconteudo – é o domínio de segundo nível

.com – é o domínio de primeiro nível

Domínio de terceiro nível

O domínio de terceiro nível não depende de registro em nenhuma entidade, pois ele é parte integrante do domínio de segundo nível, e pode ser criado pelo administrador do site. Em outras palavras, o domínio de terceiro nível é um sub-domínio.

Por exemplo: teste.gigaconteudo.com

.com – é o domínio de primeiro nível

gigaconteudo – é o domínio de segundo nível

teste – é o domínio de terceiro nível