Diferença entre WordPress.com e WordPress.org

Publicado em 24 outubro, 2011 / Atualizado em 10 de outubro de 2014

O WordPress é uma plataforma para o desenvolvimento de blogs. Na verdade, ao contrário do que alguns defendem, o WordPress é um CMS (Content Management System), um sistema de gerenciamento de conteúdo, capaz de não apenas criar blogs, mas também portais, sites, intranets etc.

Claro que para um projeto que não seja um blog são necessárias algumas modificações, sobretudo no tema (template, layout).

Quem está começando no mundo dos blogs, sobretudo aqueles que pouco ou nada conhecem sobre WordPress, podem ficar confusos quando ouvirem expressões como “WordPress.com ” e “WordPress.org”. Afinal, não é tudo WordPress? Qual a diferença entre esses dois termos?

A diferença entre eles é realmente muito grande. Quando falamos em WordPress.org (que é o endereço oficial do projeto) estamos nos referindo ao sistema, feito em PHP, que pode ser baixado para ser instalado em um servidor WEB.

A melhor hospedagem para sites e blogs, conheça: Hostgator.

Com ele, você será administrador do seu site ou blog. Terá acesso aos arquivos, ao banco de dados, às configurações do servidor, instalar plugins etc.

Já o WordPress.com é um serviço de blogs gratuitos, onde sua página é criada com a ajuda de um assistente online, e que ficará em um subdomínio (seublog.wordpress.com). O funcionamento dele é como o do blogspot.com. Com ele, você encontrará muitas limitações: não pode editar arquivos do tema, não tem acesso direto ao banco de dados, não pode executar scripts, dentre muitas outras.

No início do post, o que foi descrito como sendo possível fazer com WordPress está se referindo ao WordPress.org.