Diferença entre taxa e tarifa bancária

Publicado em 11 abril, 2013 / Atualizado em 11 de abril de 2013

Apesar de ambas serem cobradas pelos bancos, taxa e tarifa são coisas distintas

Quem é cliente de instituições bancárias já está acostumado com as diversas cobranças feitas pelos bancos e que aparecem, muitas vezes, sem previsão do cliente, no extrato de sua conta corrente ou até mesmo poupança.

Como sabemos, os bancos ganham dinheiro através da captação de recursos junto aos clientes e posterior aplicação em suas atividades geradoras de lucros. Além disso, outro meio pelo qual os bancos ganham dinheiro é a cobrança pelos serviços prestados aos cliente, sejam pessoa física ou jurídica.

As taxas e tarifas bancárias são cobranças feitas pelos bancos pela prestação de serviços a seu público, independente do tipo de conta. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, taxa e tarifa não são a mesma coisa, existe uma diferença fundamental entre elas.

[related_posts]

Diferença entre taxa e tarifa

Taxa

A taxa é uma cobrança estabelecida Pelo Banco Central como pagamento por determinados serviços públicos. Nem a taxa nem seu valor são estabelecidos pelos bancos, eles  são definidos pelo BC e executados pelas instituições bancária junto aos seus clientes.

As taxas atualmente cobradas pelos bancos são:

  1. Devolução de cheque pelo sistema de compensação.
  2. Solicitação de exclusão de nome do Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos – CCF.

Tarifa

As tarifas são as cobranças estabelecidas pelos bancos para a prestação de seus serviços. É a remuneração paga pelo cliente ao banco pelos serviços contratados. As característica dos serviços bem como seus valores são determinados pela instituição. Como exemplo podemos citar as tarifas cobradas para as operações de DOC e TED.