Diferença entre posto de bandeira e bandeira branca

Publicado em

Conheça características que diferenciam postos de bandeira para postos de bandeira branca

Muitas pessoas, inclusive motoristas e motociclistas, não sabem a diferença entre postos do tipo bandeira e bandeira branca. Os postos do tipo bandeira também são chamados de “bandeirados”. A diferença entre eles está em seu tipo de relação com as empresas distribuidoras de combustíveis.

Quando o posto é do tipo bandeirado, ele opta por exibir aos consumidores a marca comercial que indica a origem do combustível. Nestes casos, o posto só deve comercializar os combustíveis vendidos pela marca detentora da bandeira (ex.: Petrobrás, Shell etc.). Isso indica que o posto está vinculado a aquela marca.

Já nos postos do tipo bandeira branca, não há vínculo que defina exclusividade com distribuidor algum, ou seja, o posto poderá comprar combustíveis de qualquer distribuidora, de forma que a escolha pode se basear em preço ou qualidade, por exemplo. Como os postos de bandeira branca não exibem de forma ostensiva a marca do combustível (como nos bandeirados), ele é obrigado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) a exibir nas bombas o nome e/ou marca do fornecedor do combustível.

Frentista abastecendo

Na hora de escolher entre posto do tipo bandeirado ou bandeira branca deve-se levar em consideração alguns pontos, como por exemplo, a qualidade e confiabilidade do combustível. Se você está acostumado a abastecer num posto da bandeira “A”, e acha que seu combustível tem qualidade, em qualquer outro posto da bandeira “A” você terá o mesmo produto.

Nos postos bandeira branca é diferente. Como não há vínculo com nenhuma distribuidora, hoje ele pode oferecer um combustível de qualidade, mas daqui a alguns meses pode mudar de fornecedor e começar a vender um combustível não tão bom. Ouvem-se, também, muitas denúncias que contam que os postos bandeira branca costumam vender combustíveis adulterados. Mas é bom deixar claro que não são todos os postos que fazem isso. Até porque a adulteração de combustíveis é considerada crime contra a economia popular, e o posto que vende esse tipo de combustível pode sofrer diversas sanções, podendo até ser fechado.