Diferença entre peças remanufaturadas e recondicionadas

Publicado em 17 maio, 2013 / Atualizado em 17 de maio de 2013

Tanto a peça recondicionada quanto a remanufaturada utilizam componentes usados. Conheça a diferença entre elas

Pensando em atender aqueles consumidores que estão com o carro precisando de peças, e no momento não dispõem ou não querem gastar dinheiro comprando peças novas, o mercado de autopeças criou duas soluções possíveis: as peças recondicionadas e as peças remanufaturadas.

Ambas são soluções para quem não quer gastar mais dinheiro ou não possui dinheiro suficiente para comprar as peças necessárias para a manutenção do veículo.

As peças recondicionadas e remanufaturadas costumam ser bem mais baratas que as novas, mas existem diferenças que podem influenciar tanto no preço quanto na qualidade delas. Abaixo comentamos e passamos mais informações sobre estes dois tipos de produtos.

Peças recondicionadas

Também chamadas de reformadas, são peças usadas que passaram por pequenos reparos e ajustes de modo que voltem a funcionar, mesmo que por pouco tempo. Em geral, as peças recondicionadas passam por reapertos, soldagens para tirar folgas, substituição de pequenos componentes, pinturas e ajustes.

A vida útil da peça recondicionada costuma ser bem curta. Por ser muito mais barata que uma peça nova, elas costumam ser usadas por alguns vendedores de carros usados apenas para mascarar problemas em veículos prestes a serem vendidos, para evitar que o comprador perceba que algo está errado.

[related_posts]

Peças remanufaturadas

O remanufaturamento geralmente é feito pelo próprio fabricante da peça nova. Por exemplo, um fabricante de kits de embreagem reutiliza seus produtos usados para a fabricação de produtos remanufaturados.

Remanufaturar uma peça consiste substituir todas as suas partes que estão quebradas, com desgaste ou algum outro tipo de defeito, deixando apenas as demais que se encontram em perfeito estado. Por exemplo, num disco de embreagem recondicionado é substituída a lona e as molas, principalmente, todo o restante da estrutura (carcaça) é reaproveitada.

Essa é principal diferença entre a peça recondicionada e a remanufaturada. Enquanto nessa são substituídas todos os componentes ruins deixando apenas a estrutura principal, naquela quase tudo é reaproveitado, sofrendo apenas alguns ajustes para continuar funcionando por mais algum tempo.

 Quais peças passam por esses processos

Quase todas as peças que equipam um veículos podem ser recondicionadas ou remanufaturadas. As principais são: amortecedor, kit de embreagem, junta homocinética, carburador, corpo de injeção, bicos injetores, bandeja de suspensão e muitas outras.