Diferença entre pasta de trabalho e planilha no Excel

Publicado em 22 novembro, 2011 / Atualizado em 22 de junho de 2013

Saiba o que difere uma planilha de uma pasta de trabalho

Com o Excel podemos criar planilhas para fazer diversos tipos de cálculos, além de gerar gráficos de diversos tipos, e tudo isso pode ser salvo numa única pasta de trabalho. Quem tem experiência com o Excel já deve saber o que é uma pasta de trabalho e o que é uma planilha, mas muita gente ainda se confunde ou não tem a mínima idéia da diferença entre um termo e outro.

Isso acontece porque é bastante comum chamarmos um arquivo XLS ou XLSX de planilha, e quando abrimos esses arquivos, as diversas “abas” dentro dele também são chamadas de planilha. Para acabar com a confusão, fizemos um pequeno resumo sobre cada um dos termos.

Pasta de trabalho – é o documento gerado pelo Excel, o arquivo. Ou seja, quando falamos em pasta de trabalho, estamos nos referindo ao arquivo XLS ou XLSX. Uma pasta de trabalho pode conter centenas de planilhas, podendo ser interligadas umas as outras ou não.

Interface do Excel
Pasta de trabalho nomeada “Pasta1.xlsx”

Na imagem acima, a pasta de trabalho recebeu o nome de Pasta1.xlsx. Esse nome pode alterado para qualquer outro.

Planilha – é cada uma das “abas” presentes dentro de uma pasta de trabalho. É nela que encontramos as células, principal componente para a criação de trabalhos e realização de cálculos nas planilhas eletrônicas do Excel. Como já foi falado, cada pasta de trabalho pode conter centenas de planilhas, as quais podem receber qualquer nome, assim como ocorre com as pastas de trabalho.

Planilhas do excel
Planilhas denominadas Plan1, Plan2 e Plan3

Na imagem acima, podemos ver que existem três planilhas na pasta de trabalho.

Agora você não irá mais confundir pasta de trabalho com planilha.