Diferença entre HTML e SHTML

Publicado em 4 maio, 2013

Saiba mais sobre HTML e SHTML e descubra a diferença entre elas

HTML significa HyperText Markup Language, que em português pode ser interpretado como Linguagem de Marcação de Hipertexto.

O HTML é utilizado para a criação de páginas para internet. Sua principal característica é que somente gera páginas estáticas, mas pode receber conteúdo dinâmico advindo de outro documento, em formato PHP, por exemplo.

Além do HTML, é possível também encontrar páginas cuja extensão é SHTML.

Muita gente pensa que esse “s” antes do HTML funciona como o “s” visto em páginas que utilizam o protocolo de segurança SSL, que origina endereços começados por “https”, mas isso é um erro. O “s” adicionado ao “http” indica que a página em questão é segura, possuindo um sistema de criptografia dos dados transmitidos, o que aumenta a segurança contra a interceptação de informações. O “s” do SHTML diz respeito a uma coisa totalmente diferente.

Os SHTML são arquivos HTML com instruções SSI (Server Side Include). Em outras palavras, o SHTML possui comandos que podem fazer com que o servidor escreva informações no HTML.

[related_posts]

Estas informações podem ser diversas, como a data em que um documento foi editado, o tamanho de determinado arquivo alojado, data e hora etc. É possível também, através do SHTML, executar scritps CGI.

Então é isso, de forma simples, a diferença entre HTML e SHTML é que, no segundo, o servidor pode, antes de enviar a página para o visitante, adicionar alguma informação adicional pré-estabelecida por quem a desenvolveu, enquanto o HTML é totalmente processado no navegador.