Diferença entre HI-FI e WI-FI

Publicado em 14 novembro, 2012 / Atualizado em 29 de junho de 2013

Descubra porque HI-FI e WI-FI não são a mesma coisa e saiba o que significam

As siglas costumam causar muitas dúvidas em quem as ouve pela primeira vez. Maior ainda é a dúvida quando existem duas siglas muito parecidas. Para confundir ainda mais, quando tais siglas referem-se a termos em outros idiomas, como é o caso do Hi-Fi e do Wi-Fi.

É comum ver pessoas confundindo estas duas siglas, trocando uma pela outra. No entanto, apesar de serem parecidas, elas dizem respeito a coisas distintas e não devem ser confundidas.

O termo Hi-Fi, vem do inglês high fidelity, que em português pode ser entendido como alta fidelidade. Ele é utilizado para designar sistemas de som de alta qualidade. Os aparelhos de som de alta fidelidade primam pela reprodução mais próxima possível do som real, reduzindo ao máximo o risco de distorções e ruídos.

Os aparelhos de som, seja de casa, carro, computador ou qualquer outro, que possua sistema HI FI, permitem a percepção com detalhes de toda a parte instrumental de uma música, ou de efeitos que compõe a melodia, seja eletrônicos ou não. Com isso, a qualidade musical consegue ser percebida.

Já o Wi-Fi diz respeito a algo completamente diferente do Hi-Fi. O Wi-Fi vem do inglês Wireless Fidelity, que em português pode ser entendido como sendo fidelidade sem fio. O Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, e refere-se a redes sem fios que utilizam o padrão de comunicação, ou protocolo, IEEE 802.11. Esta é a tecnologia utiliza no compartilhamento da internet em shoppings e aeroportos, por exemplo, através dos hotspots.

A tecnologia WI-FI também é utilizada em roteadores para conexão entre computadores ou com a internet. Atualmente existem smartphones que possuem transmissores de sinal Wi-Fi para servirem como roteadores sem fio.

Resumindo:

Hi-Fi refere-se a som de alta qualidade, alta fidelidade.
Wi-Fi é utilizado para designar um protocolo de comunicação de redes sem fios.