Diferença entre hardware, software e firmware

Publicado em 6 julho, 2012

Tire suas dúvidas sobre firmware, hardware e software e saiba o que os diferencia

No mundo da informática, muitos termos utilizados para designar peças, ações e programas, em todas as partes do mundo, estão em inglês. Isso se deve a vários motivos, como a falta de palavras que traduzam fielmente a expressão para a língua local, por exemplo. Além disso, o fato de todos utilizarem as mesmas palavras ajuda na disseminação do conhecimento, pois não precisamos fazer uma tradução (pelo menos na maioria dos casos) para outro idioma para pesquisar por hardware, software e firmware, por exemplo.

Por falar nisso, a distinção entre hardware, software e firmware é a dúvida de muita gente. Inclusive há pessoas que chegam a confundir tais expressões. Para acabar com as dúvidas sobre esses termos, confira abaixo uma breve descrição sobre cada um deles. Após ler o texto, você já saberá diferenciar hardware, software e firmware.

Hardware

Esta é a parte física do computador, os componentes físicos da máquina. Quando falamos de hardware, estamos nos referindo às placas, circuitos integrandos e demais equipamentos eletrônicos, como por exemplo: placa mãe, processador, HD, placa de memória etc.

Software

O software é a parte lógica do processador, são os dados processados e interpretadores pelo processador e ficam gravados no disco rígido e carregados na memória RAM, enquanto em execução. Exemplo: Word, bloco de notas, MSN, Firefox etc.

Firmware

O firmware não está ligado ao usuário do computador, seu concepção está diretamente ligada à fabricação de determinado dispositivo de hardware ou diversos outros componentes eletrônicos.

O firmware possui instruções armazenadas em circuitos integrados, chips de memória como a ROM, EPROM e EEPROM presentes nas placas dos dispositivos, e são executados a nível de hardware, ou seja, não há relação com o usuário, assim como acontece com os softwares. O firmware controla diretamente o dispositivo de hardware., e também chamado de memória de hardware. Exemplos de equipamentos que possuem firmware: discos rígidos, celulares, roteadores etc.