Diferença entre estacionar e parar o carro, qual geral multa?

Publicado em 24 novembro, 2012 / Atualizado em 25 de novembro de 2012

Evite cometer infração sem querer sabendo distinguir o que é parar e estacionar um veículo

Antigamente, engarrafamentos e falta de estacionamento eram problemas típicos de grandes cidades. Contudo, hoje em dia, possivelmente devido à facilidade que as montadores oferecem para a compra de carros novos, problemas oriundos da grande quantidade de carros nas ruas passaram a se tornar frequentes até mesmo em pequenas cidades.

Na verdade, grande parte dos problemas de trânsito que existem atualmente devem-se também a falta de planejamento das cidades. Em outras palavras, quase a totalidade das cidades que sofrem com a grande quantidade de carros em circulação cresceram sem nenhum planejamento, de forma desordenada, e com isso não conseguiram projetar ruas, avenidas e áreas de estacionamento para atender a tanta demanda por espaço.

Juntamente com o crescimento da frota de carros das cidades, a falta de lugar para estacionar também cresceu, e junto com tudo isso cresceu o número de infrações de trânsito cometidas devido a estacionamentos e paradas irregulares. Muitas dessas infrações, mais precisamente, ocorrem pelo fato de muitos motoristas confundirem o que significa parar e estacionar para o Código de Trânsito brasileiro, e acabam cometendo infrações. Para não cometer infrações por engano, confira o que é descrito como estacionar e parar no CTB.

Parar

É considerado parar o ato de imobilizar o veículo por tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros. Quando se para o carro, geralmente o motor não é desligado e motorista não sai do veículo, mas isso não é determinante. Contudo, em casos em que o motorista tem que descer do carro para ajudar um portador de deficiência ou idoso a entrar no carro, por exemplo, ainda assim o ato poderá ser considerado uma parada. Nos demais casos será considerado estacionamento e o proprietário ou o condutor poderá ser multado.

Então fique atento: se precisar parar o carro, confira se é permitido fazer isso na via onde você está e só deixe o veículo parado pelo tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros. Tanto faz se o motorista está ou não dentro do carro ou se o motor está ou não ligado, demorou demais parado já é considerado que o veículo está estacionado.

Estacionar

É caracterizado como estacionamento o ato de parar o veículo por tempo superior ao necessário para o embarque e desembarque de passageiros. Não há tempo estabelecido para a entrada e saída de pessoas do carro, geralmente essa análise é feita pelo agente de trânsito. Porém, é aceitável dizer que cinco minutos é tempo bem mais que suficiente para o embarque e desembarque de passageiro, e por isso considerar a ação como estacionamento e não parada está correta.

Qual geral multa?

1. Estacionar em local adequado e com sinalização permitindo não é infração e não gera multa. O contrário, sim.

2. Parar por tempo superior ao necessário ao embarque e desembarque é considerado estacionamento, e se for cometido em local onde é proibido estacionar é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.

Mais uma dica: não adianta parar em local proibido e ligar o pisca ou o pisca-alerta do veículo, como é comum ver nas ruas. Mesmo fazendo isso, você ainda estará cometendo uma infração.