Diferença entre downgrade e upgrade

Publicado em 6 novembro, 2011 / Atualizado em 25 de maio de 2012

Saiba o que é e o que diferencia um downgrade de um upgrade

O mundo da informática costuma atualizar-se com grande freqüência, tanto no que diz respeito a hardware (parte física) quanto a software. Em geral, essas atualizações têm como objetivo incorporar novas tecnologias, visando melhorar o desempenho do computador ou reforçar sua segurança. Para esse processo foi dado o nome de upgrade.

Quando ocorre o inverso ao upgrade, ou seja, retorna-se a uma versão anterior, estamos fazendo um downgrade. Como já foi dito no início, o upgrade visa melhorar o desempenho, oferecer novos recursos ou aumentar a segurança dos computadores. No caso do downgrade, o retorno a uma versão anterior se dá por diversos motivos como, por exemplo, para rodar programas que não rodam em versões mais recentes de sistemas operacionais, hardware antigo e incompatível com novos sistemas, componentes de hardware modernos incompatíveis com placa-mãe antiga etc.

O downgrade é oferecido por diversas grandes empresas que vendem computadores, sejam eles desktops ou notebooks, e em geral ele é pago. Quando um novo sistema é lançado, como o Windows 7, todos os computadores com Windows embarcado passam a receber a nova versão.

O problema é que muitas empresas possuem sistemas compatíveis apenas com versões anteriores, como o Windows XP, por exemplo. Neste caso, elas têm duas opções: compram um sistema mais atualizado ou fazem o downgrade do Windows, para continuar usando seu sistema antigo. Neste caso, muitas empresas ainda preferem fazer o downgrade do sistema operacional, pois adquirir um novo sistema (programa) sairia mais caro.

Vale lembrar que o upgrade e o downgrade não são exclusivos do ambiente corporativo. Se você, por exemplo, tinha o Windows XP e passou a usar o Windows 7, você fez um upgrade. Se você tinha o 7 e passou para o XP, você fez um downgrade. A mesma lógica se aplica quanto trocamos componentes como memória, processador, HD, placa de vídeo etc.