Diferença entre Dólar Comercial, Turismo e Paralelo

Publicado em 23 outubro, 2012 / Atualizado em 23 de outubro de 2012

Saiba mais sobre os diferentes tipos de Dólar: o Comercial, o Turismo e o Paralelo

Para quem já lida com compra e venda de Dólares, ou mesmo quem está acostumado a comprar produtos importados, a diferença entre o Dólar Comercial, Turismo e Paralelo não é nenhum mistério, mas para quem nunca negociou com Dólares, a distinção entre eles é algo desconhecido.

Na verdade, a diferença entre eles, grosso modo, é bastante fácil de entender. Confira:

Dólar Comercial (câmbio comercial)

O Dólar Comercial é o utilizado nos processos de compra e venda para o exterior, ou seja, nos processos de exportação e importação de mercadorias. Além disso, toda a movimentação financeira do Governo no exterior utiliza a cotação do Dólar Comercial, também chamada de Câmbio Comercial.

Transferência de recursos financeiros também é calculada de acordo com a cotação do Dólar Comercial. Para empréstimos feitos por brasileiros residentes em outros países, esta é a cotação utilizada, caso a operação tenha sido registrada no Banco Central.

O valor do Dólar Comercial varia durante todo o dia, seu preço é definido através do processo de oferta e demanda. Se há muita oferta, a tendência é que seu valor diminua Se há muita demanda, o normal é que seu valor aumente. Em casos extremos, o Governo pode intervir comprando ou vendendo Dólares, com o intuito de estabilizar o mercado.

Dólar Turismo (câmbio turismo, flutuante)

Esta cotação é, principalmente, utilizada para classificar as operações relativas à compra e venda de moeda para a emissão de passagens paraDolares viagens ao exterior. Ela também é utilizada para operações relativas a doações e pensões, por exemplo. Compras feitas no exterior, com cartão de crédito, também utilizam a cotação do Dólar turismo para fazer a conversão de valores.

Não há limite de valores para operações feitas com o Dólar Turismo. Mesmo que não se tenha interesse em viajar ao exterior, qualquer pessoa poderá negociá-lo.

Dólar Paralelo (câmbio paralelo)

O Dólar paralelo, como o próprio nome sugere, é negociado em um mercado paralelo, estando à margem da legislação e regulamentação vigentes. Em outras palavras, o mercado paralelo não é supervisionado pelo Banco central, é um mercado ilegal.

Este mercado normalmente é utilizado por pequenos investidores e por pessoas que cometem crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e outra série de atividades ilícitas, já que suas atividades são proibidas por leis.

O mercado paralelo é dominado pelos doleiros, pessoas que compram e vendem dólar, assim como ocorre com as casas de câmbio, com a diferença de que os doleiros operam na ilegalidade. Neste mercado, deve-se ter cuidado com a procedência dos papéis, haja vista que é comum a falsificação de Dólar, o que afeta, principalmente, quem está começando a operar com a moeda norte-americana, e não tem muita familiaridade com os processos.