Diferença entre dados e informação

Publicado em

Conheça a diferença e veja exemplos de dado e informação

Quando escrevemos um texto, um dos cuidados que devemos ter é o de não repetir várias vezes a mesma palavra, a fim de não tornar o texto repetitivo. Por isso, neste sentido, é interessante usar sinônimos, que são palavras diferentes mas que tem significado igual ou semelhante.

Contudo, devemos ter cuidado para não usar palavras com siginificados diferentes como sinônimo. Como é o caso das palavras dado e informação. Apesar de terem siginificado parecido, tais palavras expressam condições diferentes e não podem ser confundidas, principalmente em algumas áreas do conhecimento, como, por exemplo, em Administração de Empresas e Marketing.

Dados

De maneira geral, é o conteúdo quantificável e que por si só não transmite nenhuma mensagem que possibilite o entendimento sobre determinada situação. Os dados podem ser considerados a unidade básica da informação. Sem dados, não temos informações, pois estas são criadas a partir daqueles.

Exemplo: No relatório de vendas de uma empresa, foi obtido o dado de que ela realizou um total de vendas no período de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). O que isso significa? Nada! Isso é só um dado, ele não diz que a empresa obteve lucro com esse montante de vendas ou não, não diz se o objetivo foi atingido ou não etc.

Informação

É o resultado do processamento dos dados. Ou seja, os dados foram analisados e interpretados sob determinada ótica, e a partir dessa análise se torna possível qualificar esses dados. Em diversas profissões, vários processos são descritos como o a ser seguir:

Entrada (dados) >> Processamento (análise dos dados) >> Saída (informação).

Exemplo: Usando a situação do exemplo anterior, vamos transformar os dados sobre as vendas da empresa em informação. Imaginemos que e meta de vendas da empresa fosse de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), e com esse total de vendas ela poderia pagar suas contas, funcionários etc.

Fazendo o processamento dos dados, obtemos a informação de que a empresa não obteve o volume de vendas necessário à manutenção de suas atividades.

Resumindo

Dado é a base para a informação. Ele não é capaz de descrever uma situação por completo. Ele pode ser quantificado, mas não qualificado. Já a informação tem conteúdo entendível, capaz de expressar uma situação.