Diferença entre construtora e incorporadora

Publicado em 30 janeiro, 2012 / Atualizado em 31 de janeiro de 2012

Saiba a diferença entre incorporadora e construtora

O mercado imobiliário possui diversas expressões que deixam os consumidores em dúvida sobre seu significado. Um exemplo disso são as expressões construtora e incorporadora. É comum vermos em projetos de construções de prédios ou demarcação de lotes, nomes de empresas que se denominam construtora ou incorporadora. Mas qual a diferença entre elas?

Normalmente, num projeto imobiliário a construção e incorporação são feitas por empresas distintas, mas nada impede que essas duas tarefas sejam feitas pela mesma empresa.

De maneira mais didática, podemos definir como sendo incorporadora a empresa responsável por administrar todo o processo de compra, construção e venda de imóveis. Ela é responsável por fazer a venda dos imóveis, sejam eles apartamentos, lotes, ou qualquer outro empreendimento imobiliário. Além disso, é papel da incorporadora contratar e supervisionar a execução da obra, que é feita pela construtora.

A construtora tem o único papel de fazer a construção do imóvel, de acordo com o que foi passado pela incorporadora.

Segundo a Receita Federal, incorporador é “…a pessoa física ou jurídica, comerciante ou não, que, embora não efetuando a construção, compromisse ou efetive a venda de frações ideais de terreno objetivando a vinculação de tais frações a unidades autônomas, em edificações a serem construídas ou em construção sob regime condominial, ou que meramente aceita propostas para efetivação de tais transações, coordenando e levando a termo a incorporação e responsabilizando-se, conforme o caso, pela entrega, em certo prazo, a preço e em determinadas condições, das obras concluídas.

Estende-se a condição de incorporador aos proprietários e titulares de direitos aquisitivos que contratem a construção de edifícios que se destinem à constituição em condomínio, sempre que iniciarem as alienações antes da conclusão das obras.”