Diferença entre citronela e capim limão

Publicado em 2-fev.-2012 / Atualizado em 9 de dezembro de 2015

Conheça as diferenças entre citronela e capim limão

A cultura popular nos ensina diversas receitas feitas com os mais variados tipos de plantas, seja para curar doenças ou para outras finalidades.

A citronela é uma planta que tem um grande poder repelente contra diversos tipos de insetos, como muriçocas, pernilongos e até o mosquito da dengue, sendo utilizada na fabricação de diversos produtos repelentes, como sprays, loções e até mesmo velas.

Entretanto, a citronela é bastante parecida com outras plantas, como o capim-limão (capim-cidreira) e outras do mesmo gênero, o que pode levar a pessoa a cometer um engano e usar uma planta pensando que é outra.

Apesar de serem parecidas, a única planta da família Cymbopogon que tem efeito repelente é a citronela. Por isso é importante saber diferenciar uma da outra, para não ficar esperando ação repelente de uma planta que não possui tal propriedade.

Qual a diferença entre a citronela e o capim-limão

Citronela e o capim limãoO primeiro aspecto que deve ser observado é o tamanho das folhas. As folhas de citronela são mais largas que a do capim-limão, e costumam ser um pouco mais curtas também. Outra característica é a coloração das folhas: as folhas de capim-limão apresentam uma cor mais escura que as de citronela.

A característica mais marcante, através da qual é possível diferenciar com mais clareza a citronela do capim-limão, é o cheiro.

O capim-limão (capim-cidreira) possui um aroma que lembra o limão e também a erva cidreira, e esse aroma é bastante suave. Já a citronela possui um aroma mais intenso, e que à primeira vista lembra muito o eucalipto.

Compartilhe: