Dieta do vinagre para emagrecer

Publicado em 6 maio, 2012 / Atualizado em 19 de fevereiro de 2013

Uma dieta contendo vinagre acelera a perda de peso

Garrafa de vinagre
Imagem ©: morgueFile.com

Muitos alimentos e produtos utilizados no nosso dia-a-dia têm capacidade de reduzir tanto a absorção de gorduras quanto a de eliminar a gordura já acumulada no corpo. O problema é que, por falta de conhecimento, muitas pessoas não consomem estes produtos ou os consomem de maneira errada. Por exemplo, muita gente não sabe que a farinha de casca de maracujá ajuda a perder peso.

Um produto bastante comum e facilmente encontrado nos supermercados é um importante aliado nas dietas para emagrecer, o vinagre. Uma pesquisa realizada na Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos, mostrou que o consumo diário de duas colheres de sopa de vinagre ajuda a perder peso.

O vinagre atua no organismo principalmente como um inibidor do apetite. Na verdade, o que o vinagre faz é retardar a digestão dos alimentos, e isso faz com que a pessoa demore mais tempo para sentir fome. Sentindo menos fome, come-se menos, e comendo menos é mais fácil perder peso, principalmente se atividades físicas estiverem sendo praticadas durante a dieta do vinagre.

Além de retardar a digestão dos alimentos, acredita-se que o vinagre age contra as moléculas de gordura dissolvendo-as e fazendo o corpo eliminar parte da gordura ingerida. O ácido acético, presente nos vinagres, ajuda a manter estáveis os níveis de insulina, um hormônio que participa do processo de estocagem de gordura no organismo.

O vinagre de maçã é o mais recomendado por ser menos ácido, pois o ácido presente no vinagre pode causar gastrite. Mas isso não impede o consumo dos demais tipos de vinagre. O recomendável é consumir diariamente duas colheres de sopa de vinagre, junto com saladas, grelhados e diversos outros alimentos.