Dieta das frutas vermelhas para perder peso

Publicado em 15 maio, 2012 / Atualizado em 19 de fevereiro de 2013

Uma dieta contendo legumes e frutas vermelhas e roxas ajuda a perder peso e ficar em forma

As frutas são um dos alimentos mais saudáveis que existem. Ricas em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para o organismo, jamais devem ficar de fora da dieta, independente do objetivo da mesma, se para emagrecer ou ganhar peso. Muitas pessoas não sabem, mas além de muito nutritivas, as frutas podem ajudar a emagrecer.

Mas antes de qualquer coisa é bom deixar claro que não são todas as frutas que têm esse poder. Apenas algumas frutas vermelhas e roxas têm a capacidade de ajudar na redução da gordura do corpo, e conseqüentemente na perda de peso e redução de medidas. Isso acontece porque essas frutas possuem uma substância que age contra a gordura do corpo, a antocianina.

Segundo uma pesquisada realizada no Japão, a antocianina regula o funcionamento dos adipócitos, que são as células responsáveis por acumular a gordura no corpo, fazendo com que elas mantenham-se menores, ou seja, fazendo com que ela acumulem menos gordura. Isso contribui tanto para a diminuição da absorção quanto para a eliminação da gordura já presente no corpo. Com isso, é possível perder gordura localizada, como na região abdominal, por exemplo.

[related_posts]

A antocianina não é benéfica apenas para perder peso, é comprovado cientificamente seu poder no combate ao câncer e diversas outras doenças. Mas isso será tratado em outro artigo. Vale lembrar que grande parte da antocianina presente nos alimentos está na casca, por isso sempre coma com casca.

Quais são as frutas ricas em antocianina

Na verdade, não são só as frutas que contém antocianina, alguns legumes também possuem a substância. Confira:

Frutas: morango, amora, uva, ameixa, framboesa, açaí, jabuticaba, acerola e cereja.
Legumes: alface roxa, repolho roxo, cebola roxa, berinjela, milho roxo, feijão-preto, amendoim, batata-doce etc.