Dicas para vender carro usado mais rápido

Publicado em 8 abril, 2013 / Atualizado em 9 de abril de 2013

Dicas para aumentar as chances de vender seu seminovo o mais rápido possível

O mercado de carros usados é bastante agitado e em muitos casos é a escolha dos consumidores que desejam adquirir um novo veículo.

Isso se deve principalmente por dois motivos: o comprador não possui dinheiro suficiente para comprar um zero quilometro ou até possui mas evita comprar com medo de haver uma grande desvalorização no preço no mesmo.

Apesar de ser um mercado ativo e que gera uma grande quantidade de negócios diariamente, às vezes pode não ser tão fácil encontrar um comprador para o veículo que estamos tentando vender, seja devido ao modelo do veículo, preço cobrado ou mesmo por tendências do mercado local. Por esse motivo, ao tentar vender um carro usado é importante utilizar todos os meios possível para vender o veículo mais rápido.

Como vender o carro mais rápido

Cuidados com a aparência

Antes de tentar vender o carro, dê um trato no visual dele, isso ajudará a atrair a atenção de possíveis compradores. Geralmente não se gasta muito com isso, sendo as principais dicas as seguintes:

  1. Remova manchas e arranhões da pintura. Um polimento é uma boa opção, pois também deixa a pintura mais brilhante e com aparência de nova.
  2. Trocar calotas velhas. Apesar de ser um item barato e fácil de encontrar, as calotas ajudam bastante a melhorar o visual do veículo. Sendo assim, nada justifica tentar vender um carro com calotas velhas, arranhadas ou até quebradas.
  3. Faça uma revisão e peça para o mecânico solucionar qualquer barulho que possivelmente esteja ocorrendo na direção ou suspensão do veículo.
  4. A limpeza do interior é de fundamental importância. Leve o veículo a um posto de lavagem e mande o lavador caprichar na limpeza do interior. Deixar o interior do carro perfumado também passa uma boa impressão.

[related_posts]

Determine o preço

O preço a ser cobrado também influencia na hora de vender. Cobrar um preço acima daquele praticado pelo mercado pode dificultar bastante a venda. Sendo assim, além de saber o preço da tabela fipe, pesquise em lojas de sua acidade para saber a média de preço do seu veículo. Estabelecer um preço mesmo que um pouco abaixo daquele cobrado pelas revendedoras ajuda a vender mais rápido.

Valorize seu carro

Exalte os pontos positivos do seu carro. Único dono, baixa quilometragem, pneus novos, acessórios e itens de conforto (ar condicionado, direção hidráulica, som etc.) podem ser usados para tornar seu veículo mais atraente. Por isso, não tenha vergonha de valorizar seu carro, faça-o parecer o melhor carro do mundo.

Quite os débitos

Tentar vender um carro com multas e documento atrasado não é uma boa ideia. Antes de colocar o carro a venda, quite todos os débitos. Ficar negociando quem vai pagar os débitos durante uma venda não é bom, pois além da perda de tempo o comprador pode ficar com medo de que novas multas surjam ou que o veículo tenha problemas com a documentação.

Ofereça recompensa

Hoje em dia é difícil achar alguém que se empenhe em algo apenas para ajudar. Sendo assim, ofereça uma recompensa em dinheiro para aqueles que conseguirem um comprador para seu carro, pode ser amigo, parente, vizinho ou qualquer outra pessoa do seu círculo social.

Divulgue a venda

A melhor maneira de vender um veículo rapidamente é fazer com que todos saibam que você está vendendo. Por esse motivo é importante usar todos os meios possíveis para divulgar a venda. Ideias para divulgar a venda e aumentar as chances de vender logo:

  1. Anuncie em jornais
  2. Anuncie em sites de classificados na internet
  3. Cole um cartaz no vidro do carro avisando que o carro está a venda, dando características do modelo e contendo um número de telefone de contato.
  4. Se possível, cole um cartaz na parede do trabalho, faculdade ou qualquer outro lugar público ao qual você tenha acesso ou frequente diariamente
  5. Espalhe a notícia entre os amigos
  6. Redes sociais também são bons canais de divulgação

Finalizando

Outro ponto importante é ser honesto, jamais venda um carro com defeito ou prestes a apresentar problema. Ter paciência também é importante, se você não conseguiu vender hoje, amanhã poderá fechar um ótimo negócio.

Bom negócio.