Dicas para quem vai fazer concurso público pela primeira vez

Publicado em 19 dezembro, 2015 / Atualizado em 18 de janeiro de 2016

Nunca fez concurso público? Confira dicas de como fazer sua inscrição, fazer a prova e acompanhar o resultado, classificação, convocação e nomeação

As carreiras públicas são vistas como uma excelente oportunidade profissional. Com salários atraentes, possibilidade de estabilidade e demais vantagens oferecidas pelo serviço público, é cada vez maior o número de candidatos concorrendo a cargos públicos.

Assim como existem pessoas que já são verdadeiros profissionais em matéria de concursos públicos, os chamados concurseiros, aqueles que estão presentes em diversas listas de classificação e já possuem muito conhecimento sobre as disciplinas cobradas nas provas, existem os novatos, aqueles que vão fazer uma prova de concurso pela primeira vez.

Quem nunca fez uma prova de concurso público com certeza tem muitas dúvidas. Como funciona os concursos, como se faz inscrição, como são aplicadas as provas, o que acontece antes e depois da prova, como são atribuídas as notas, com ficam sabendo se passaram, quando vão começar a trabalhar, quanto vão ganhar, enfim, é uma montanha de dúvidas.

Neste post esclareceremos as principais dúvidas de quem nunca fez uma prova de concurso público e vai se aventurar pela primeira vez no mundo dos concursos em busca de um cargo ou emprego público.

As dicas abaixo esclarecem as principais dúvidas sobre as etapas a serem transpostas pelos candidatos.

COMO FAZER CONCURSO PÚBLICO PELA PRIMEIRA VEZ

Estudando para concurso
Além de muito estudo, é importante saber como funcionam os concursos para evitar a perda de uma vaga por não saber o que deveria ter sido .

1. Pesquise os concursos abertos no momento, existem inúmeros sites especializados na internet.

2. Confira se eles são de provimento temporário ou não, aqui vai depender de sua escolha.

3. Em órgãos públicos você será servidor público estatutário, sua relação de trabalho será regulada por lei específica. Se for de uma empresa pública ou sociedade de economia mista, você será empregado público e sua relação com a instituição será regulada pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), assim como acontece com as empresas privadas.

4. Leia o edital dos concursos selecionados. Todas as informações necessárias estão contidas nele. Para conferir se você está apto a concorrer pela vaga, leia com cuidado os requisitos para a investidura no cargo, geralmente eles dizem respeito à escolaridade e formação profissional. Reiterando: Leia o edital, isso é muito importante.

5. Tenha muito cuidado também com os prazos e datas para inscrição, pagamento, aplicação das provas, recursos e demais etapas do concurso. Todo edital tem cronograma de datas, fique de olho nele.

6. No edital, confira as atribuições do cargo pretendido e veja se lhe agrada, se é aquilo mesmo que você deseja fazer.

[related_posts]

7. No edital, confira o conteúdo programático, que é a principal barreira entre você e sua aprovação. Conteúdo programático é a relação de todas as matérias e disciplinas que serão cobradas nas questões da prova.

Tenha em mente que algumas provas de concursos atribuem pesos diferentes às questões de acordo com a disciplina ou conjunto de disciplinas. Por exemplo, alguns concursos cobram questões de disciplinas tidas como de conhecimento geral e outras de conhecimento específico. De maneira geral, as questões de conhecimento específico tem maior peso, ou seja, valem mais, contribuindo para uma nota final maior.

8. Faça sua inscrição, pague o boleto e fique atento para não perder a data da prova ou chegar atrasado, lembre-se sempre dos horários de abertura e fechamento dos portões do local de prova. Não existe segunda chamada em concursos públicos, perdeu o dia da prova ou chegou depois do fechamento dos portões, não poderá fazer a prova. Se for época de horário de verão, fique esperto para não se confundir com os horários.

9. Depois de feita a prova, aguarde a divulgação do gabarito preliminar, através dele você poderá saber quais foram as alternativas corretas das questões, e a partir daí saber quantos erros e quantos acertos você teve. Depois virá o gabarito definitivo, para o qual não caberá mais recursos. O último passo é a divulgação do resultado final, onde a banca organizadora divulga a lista dos aprovados e classificados.

10. Os candidatos aprovados são aqueles que passaram dentro do número de vagas, tendo direito liquido e certo à nomeação. Classificados são aqueles que ficaram um pouco mais além do número de vagas, e que possuem apenas expectativa de nomeação. O número de classificado será informado no edital, assim como o número de vagas. De acordo com a pontuação, quem ficar fora da faixa de aprovação ou classificação estará eliminado do concurso.

11. Geralmente a convocação antecede a nomeação. Na convocação a instituição solicita os documentos e exames médicos necessários à investidura no cargo, para posteriormente realizar a nomeação. Contudo, pode ocorrer a nomeação sem nenhum tipo de aviso ou contato prévio com o candidato.

12. A nomeação é um dos últimos passos a serem percorridos pelo candidato que foi aprovado ou classificado. Ela representa a atribuição do cargo a certo candidato. Uma vez nomeado, no caso de cargos federais, o candidato tem trinta dias para tomar posse.

13. A posse e o exercício representam a entrada do candidato no serviço público. No caso de cargos federais, o candidato tem trinta dias para tomar posse e após a posse tem quinze dias para entrar em exercício. A investidura em cargo público se dá com a posse, ou seja, após a pós o candidato já é servidor público. Tanto que se não entrar em exercício dentro de quinze dias é exonerado de ofício.

Com essas dicas, você que vai fazer seu primeiro concurso já terá uma boa visão de todo o processo que envolve os concursos públicos.