Dicas para hidratar a pele no verão

Publicado em 28 junho, 2012 / Atualizado em 22 de agosto de 2012

Durante o verão a pele perde muita água, por isso é importante a hidratação

Durante o verão, uma das principais preocupações que devemos ter com nossa saúde é com relação a hidratação. Durante a estação mais quente do ano, o corpo tende a eliminar mais água através da transpiração, para manter estável a temperatura do corpo. Neste ambiente, a pele, além de perder água devido ao calor, também resseca devido a exposição ao vento, uma vez que as pessoas tendem a usar menos roupas nessa época.

Para hidratar a pele em dias quentes, é aconselhável o uso de hidrantes sem óleo, pois o óleo presente em alguns produtos dificulta a transpiração da pele, ocasionando oleosidade excessiva e contribuindo para o aparecimento das acnes e demais problemas de pele. O ideal nestes dias é usar hidrantes à base de gel, loção cremosa ou gel-creme, que além de possibilitar a transpiração refrescam a superfície da pele.

Além do uso de hidrantes, é importante manter o corpo hidratado, por isso é importante beber muita água e, se possível água de coco, suco de frutas e bebidas à base de soja, que além de hidratar a pele e o corpo possuem sais minerais e vitaminas que são importantes para o organismo.

Outra dica é usar roupas leves e que fiquem soltas no corpo, ou seja, nada de roupas como jeans ou roupas coladas, por exemplo. Isso ajuda a manter a hidratação do corpo e da pele, uma vez que faz com que o ar circule entre a pele e a tecido, funcionando como um dissipador natural de calor.