Dicas para estudar para concurso tendo filhos pequenos

Publicado em 27 junho, 2015

Confira orientações para melhorar seus estudos para concursos públicos

De maneira geral a tarefa de estudar exige que se esteja em um ambiente tranquilo e sem barulho ou outro tipo de distração que possa comprometer a concentração nos estudos.

Contudo, quem possui filho ou filhos pequenos sabe que encontrar em casa um ambiente tão adequado não é fácil. Filhos pequenos precisam ser vigiados para não se machucarem, precisam de atenção, fazem barulho, choram, e quando tem irmãos a confusão e o barulho são ainda maiores.

Diante de uma realidade como essas, estudar para concursos públicos se torna uma tarefa ainda mais difícil, exigindo daquele que almeja um cargo público muito mais planejamento e disciplina para conseguir estudar todo o conteúdo programático exigido pelo edital do concurso.

Se você está passando por situação semelhante, confira abaixo algumas dicas que o ajudarão a planejar melhor seus estudos e evitar que sua rotina doméstica atrapalhe seu desempenho na prova.

Livros

Converse com os outros moradores da casa. Os demais moradores da casa precisam entender que você precisa ter um tempo livre quando estiver em casa, para estudar. Com isso, converse com quem mora com você e tente estabelecer um horário em que todos tenham a possibilidade de reduzir os barulhos ou deixar um cômodo da casa livre para você estudar. Não tente impor sua rotina aos outros, apenas negocie para que todos fiquem satisfeitos.

[related_posts]

Antecipe suas tarefas de casa. Se você é responsável por alguma tarefa doméstica, realize-a assim que chegar em casa, para que você possa se organizar melhor com o tempo que sobrar.

Alimente-se bem e antes dos estudos. O ideal à noite é ingestão de alimentos leves e de fácil digestão. Outra dica importante com relação à alimentação é com relação ao horário da mesma. É importante se alimentar algum tempo antes de começar a estudar, uma vez que o processo de digestão pode causar sonolência e falta de concentração, sobretudo à noite.

Tenha um cronograma. Assim como o tempo, o conteúdo programático também deve ser dividido e organizado para ser estudado um pouco a cada dia. Em um dia se estuda uma disciplina ou duas, no dia seguinte outras e assim por diante. Divida as disciplinas em dias de semana e evite a sobrecarga de estudo.

Crie uma rotina para as crianças. Como é difícil fazer uma criança entender que você precisa de paz e silêncio para estudar, o ideal é que se crie uma rotina para elas. Por exemplo, se você começa a estudar às 22h, comece a colocar as crianças para dormir por volta das 21h. Aos poucos elas já se adaptarão ao novo horários e já estarão dormindo quando você começar seus estudos.

Tenha disciplina. O bom resultado nos seus estudos depende, quase que completamente, apenas você. Mesmo que nada do que dissemos acima dê certo, ainda é possível que consiga atingir seus objetivos, claro que com muito mais trabalho e dedicação. Por isso, tente melhorar seu ambiente de estudo e crie uma rotina que lhe possibilite encarar os estudos de maneira o mais proveitosa possível, mas lembre-se de que tudo depende de você.