Como escolher a melhor cadeirinha para bebês e crianças

Publicado em 15 dezembro, 2016 / Atualizado em 15 de dezembro de 2016

Dicas para ajudá-lo a escolher a cadeirinha para auto mais adequada para bebês e crianças

As cadeirinhas para auto são equipamentos obrigatórios para o transporte de bebês e crianças menores de sete anos em veículos.

Contudo, os pais devem utilizar o equipamento não apenas por ser uma obrigação legal, mas principalmente para manter a segurança dos seus filhos durante as viagens de carro, já que infelizmente não é possível prever quando um acidente irá acontecer.

A escolha da cadeirinha deve ser feita de maneira criteriosa, levando em consideração as características da criança, principalmente peso, idade e altura. De acordo com essas características é possível selecionar a cadeirinha que melhor atende cada caso.

Tipos de cadeirinha

Bebê conforto (0 a 13 kg)

O bebê conforto é um tipo de cadeirinha para carro destinada a bebês e crianças mais novas. De maneira geral ele é recomendado para bebês recém-nascidos até um ano de idade ou um pouco mais. Com relação à faixa de peso, o bebê conforto é recomendado para crianças de 0 a 13 quilos.

Este tipo de cadeirinha deve ser instalado voltada para trás, a criança deve ficar de costas para os bancos da frente. Essa posição é importante para evitar danos à coluna ou pescoço da criança em caso de batidas, que por não ter um bom controle da cabeça, pode sofrer danos graves.

Bebê na cadeirinha

Escolhendo a cadeirinha certa para seu filho você estará garantindo além de segurança mais conforto nas viagens.

 Cadeirinhas a partir de 13 kg

Depois do bebê conforto, as demais cadeirinhas possuem diversas faixas de peso e idade, a depender do fabricante. Veja abaixo algumas faixas de peso utilizadas pelas principais fabricantes de cadeirinhas do mercado:

  • Até 13kg
  • Até 18kg
  • Até 25kg
  • Até 36kg
  • De 9kg a 18kg
  • De 9kg a 25kg
  • De 5kg a 36kg
  • De 9kg a 36kg
  • De 15kg a 36kg

Como podemos perceber a partir de certo peso as faixas de utilização variam bastante, o que exige atenção dos pais no momento de escolher a cadeirinha para automóvel certa para levar com segurança seus filhos nas viagens de carro.

Como escolher a cadeirinha certa

Como não é possível determinar de acordo com a faixa de peso, tendo em vista que cada fabricante estabelece um valor mínimo e máximo para isso, é importante verificar cada modelo desejado para se certificar que o mesmo atende a sua necessidade.

Por exemplo, se seu filho pesa 12kg, a partir dos exemplos de faixas de peso mostrados acima percebemos que podem existir diversos modelos disponíveis. Alguns possuem peso limite menor (possivelmente deverão ser trocadas mais cedo) e outras possuem peso limite maior (teoricamente poderão ser utilizadas por mais tempo).

Estando seu filho com peso dentro da faixa de peso recomendada para a utilização de determinados modelos, cabe aos pais escolher a cadeirinha levando em consideração também outros critérios, como preço ou tempo estimado de utilização (poderá ser usada por mais tempo).

Escolher cadeirinha por peso, idade ou altura

As cadeirinha são classificadas, de acordo com sua destinação, por peso, idade e altura. Mas as medidas mais importantes são o peso e a idade, e dentre essas duas a mais importante é o peso.

É bom ter em mente que crianças mais velhas podem ser um pouco menores e mais leves que a média, e nesses casos o que deve ser levado em consideração não é sua idade, mas sim seu peso e altura, pois por mais que tenham a idade recomendada, seu tamanho ou peso pode ser inadequada para um modelo indicado para sua faixa etária.

O ideal é tentar equacionar os três parâmetros utilizados na classificação das cadeirinhas: peso, altura e idade. Chegando a um meio termo que atenda satisfatoriamente esses três quesitos, você estará escolhendo a cadeirinha mais adequada para seu filho.

Outros pontos importantes

Selo do INMETRO

Evite comprar cadeirinhas para auto em sites internacionais ou que vendem da China, pois esses produtos não passam pela certificação do INMETRO, e com isso não podemos ter a garantia de que realmente são seguros. A não ser que você conheça e saiba da autenticidade da entidade que certificou a cadeirinha fabricada e comercializada por empresas internacionais.

Cinto de cinco pontos

Sobretudo para as crianças menores, é importante que a cadeirinha possua cinto de cinco pontos, pois com ele a criança ficará mais presa à cadeira, o que a protegerá de ser arremessada para fora do veículo em caso de colisão ou capotamento.

O cinto de cinco ponto é aquele que passa pelos ombros, quadril e pelo meio das pernas. Ele é mais seguro para crianças menores porque evitar que elas “escorreguem” por baixo do cinto e se machuquem em caso de colisões ou até mesmo freadas bruscas.

Limpeza

Além do mais importante, que é a segurança, confira se a cadeirinha é fácil de desmontar para limpar e se é feita com materiais que evitem o mofo, por exemplo.