Dicas para economizar energia elétrica

Publicado em 20 junho, 2013 / Atualizado em 4 de outubro de 2013

Confira dicas para economizar energia e evitar desperdícios

Atualmente, economizar energia elétrica tem como objetivo não apenas reduzir o valor da conta de energia, mas também preservar o meio ambiente, evitando o desperdício de recursos naturais que são usados na geração de energia.

De maneira geral, o gasto excessivo ou desnecessário de energia é um problema gerado por questões culturais ou de estilos de vida. Por exemplo, deixar todas as lâmpadas da casa acesas, mesmo sem haver ninguém naqueles cômodos, ou mesmo televisão e aparelhos de ar condicionado, são hábitos comuns em muitos lares brasileiros, e que contribui muito para o aumento no consumo de energia e consequentemente na conta de luz.

Isso significa que na maioria dos casos a economia no consumo de energia elétrica depende principalmente da mudança de hábito, da conscientização sobre a necessidade de usar a energia elétrica de maneira consciente e equilibrada, evitando desperdícios.

Abaixo listamos algumas dicas para economizar energia e consequentemente diminuir o valor de sua conta de energia, tudo isso aliado à preservação do meio ambiente.

Como economizar energia

Lâmpadas

Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, pois elas costumam ser 60% mais econômicas. As lâmpadas de LED são ainda mais econômicas que as fluorescentes, no entanto, por ainda ser novidade, costumam ser bastante caras.

Geladeira ou freezers

A geladeira é um dos aparelhos que mais consomem energia, uma vez que tem que ficar ligada o tempo todo para manter os alimentos resfriados ou congelados. Mesmo com isso, ainda é possível economizar, basta evitar abrir e fechar a porta da geladeira frequentemente, sem necessidade. Outro ponto importante é verificar a aderência da borracha da porta. Quando ela está velha e ressecada dificulta a manutenção da temperatura e fazem a geladeira consumir mais energia para manter a temperatura.

Aparelhos com Selo Procel (classificação A)

Todos os aparelhos elétricos, eletrônicos e eletrodomésticos atualmente possuem um selo com sua classificação de acordo com seu consumo de energia. Aparelhos com classificação A são os mais econômicos.

Stand-by também consome energia

Em nome da praticidade e comodidade, praticamente todo aparelho eletrônico possui o modo stand-by, também chamado modo de espera. Em geral ele é identificado por uma luz, geralmente vermelha, que fica acesa enquanto o aparelho está desligado. Esse sistema serve para fazer com que o aparelho ligue mais rapidamente e muitas vezes pelo controle remoto.
Para evitar que o stand-by aumente seu consumo de energia, tire os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

Aproveite a luz solar

Com tanta luz solar, ascender lâmpadas durante o dia é um desperdício. Faça de tudo para aproveitar ao máximo a luz solar, posicionando bem janelas e poços de ventilação, por exemplo.

Banho rápido

Evite banhos muito longos no chuveiro elétrico. Numa residência, o chuveiro geralmente é o aparelho que mais consome energia elétrica devido a sua alta potência.

Carregadores fora da tomada

Deixar o carregador do notebook ou celular conectado na tomada sem os aparelhos estarem sendo carregados eleva o consumo de energia. Eles gastam a mesma energia que quando estão carregando os aparelhos.

Não desperdice

É comum as pessoas deixarem lâmpadas acesas, televisores, computadores, ar condicionados e muitos outros aparelhos ligados, mesmo sem estarem sendo usados naquele momento. A dica é: se vai sair do cômodo e não vai voltar logo, desligue Tudo.