Desinstalar programas que alteram página inicial do Chrome

Publicado em 25 fevereiro, 2015

Extensões e programas maliciosos podem sequestrar ou alterar o funcionamento de navegadores, como o Chrome

Com o objetivo de tornar o navegador ainda mais completo e funcional para seus utilizadores, as empresas desenvolvedoras deste tipo de software permitem que programas criados por outras pessoas e empresas possam interferir ou modificar seu funcionamento, seja para adicionar funcionalidades ou para torná-los mais adequados para determinada tarefa.

Temos como exemplo as extensões, que podem adicionar funcionalidades extras ao navegador ou modificá-lo de maneira a atender a uma necessidade específica.

Além das extensões, existem softwares que modificam configurações do navegador, na maioria das vezes sem o consentimento do usuário, com o principal objetivo de mudar a página inicial e alterar o mecanismo de pesquisa padrão, tudo com o intuito de exibir publicidade.

As técnicas de instalação utilizadas variam bastante, bem como as maneiras de desinstalar tais programas. Diante disso, vamos passar alguns procedimentos de como remover essas pragas que infestam os navegadores. Em muitos casos tais programas são chamados de sequestradores de navegadores.

Fazendo a remoção

Fazer a desinstalação pelo painel do Windows – em geral, o programa intruso fica visível no painel de instalar e remover programas. Basta ver o nome da ferramenta (buscador, pagina inicial etc.) e iniciar sua desinstalação.

No caso de extensões, basta desinstalá-la através do menu de configurações do Chrome.

Painel do Chrome

Se não resolver

Em alguns casos, mesmo depois de desinstalar o programa no painel do Windows ou de remover a extensão, as alterações permanecem, ou seja, a página inicial continua alterada, assim como o buscador padrão, mesmo fechando e abrindo novamente o Chrome.

Uma solução possível é encerrar o processo dentro do Chrome que está aplicando as mudanças indesejadas. Para fazer isso, acesse o mesmo menu da dica anterior, só que agora clique em “Gerenciador de tarefas”. Na janela que se abrirá localize o processo, que em geral tem o mesmo nome do buscador ou da página inicial inserida sem seu consentimento.

Seguindo essas dicas você já poderá se ver livre de programas e extensões que alteram a página inicial do Chrome, seu buscador padrão, exibem propagandas inconvenientes e fazem outras mudanças indesejadas.