Desfragmentador de HD

Publicado em 21 novembro, 2011 / Atualizado em 5 de julho de 2012

Desfragmente seu HD com o Defraggler

Durante a utilização do computador, partes de um mesmo arquivo podem ser gravadas em locais aleatórios no disco rígido, o que prejudica o processo de leitura, haja vista que a cabeça de leitura terá que se deslocar por diversas áreas da superfície do disco para fazer a leitura. Se seu HD utiliza a tecnologia SSD, ele não pode ser desfragmentado. Leia: HD SSD não devem ser desfragmentados.

Se seu HD utiliza disco magnético, ele pode ser desfragmentado e a desfragmentação deve ser feita de tempo em tempo, a fim de tornar o computador mais rápido. A melhora se dá pelo fato de a desfragmentação colocar os dados em seqüência, em clusters próximos uns aos outros. Desta maneira, com poucos movimentos a cabeça de leitura poderá ler todos os dados que forem solicitados.

Desfragmentando disco rígido

Um bom programa para desfragmentar HDs é o Defraggler. O funcionamento dele é semelhante ao dos demais programas do gênero, porém ele possui recursos adicionais que podem fazer a diferença. Como exemplo podemos citar a desfragmentação de pastas e unidades específicas, tipos de arquivos específicos, desfragmentação rápida, dentre outros.

Mas o Defraggler não apenas muda os arquivos de lugar, ele tenta otimizar esse processo ao máximo. Neste sentido, uma característica interessante é que ele automaticamente move os arquivos grandes para o final do disco, e os arquivos menores para o início. A explicação para isso é que os dados que estão no início do disco são lidos mais rapidamente, e como arquivos grandes, como vídeos, por exemplo, não são abertos com freqüência, pelo menos pela maioria dos usuários, eles devem ficar no final do disco.

  • Nome: Defraggler
  • Licença: Freeware - Grátis
  • Desenvolvedor: Piriform
  • Tamanho: 3,3 MB
  • Sistema: Windows 7/Vista/XP
Defraggler

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.