Descubra quem está conectado ao seu Wi-Fi pelo Android

Publicado em 13 março, 2016

Saber quais equipamentos estão conectados à rede Wi-Fi é importante para detectar conexões não autorizadas.

Hoje em dia praticamente todas as pessoas que têm internet em casa possuem um roteador sem fio para poder utilizar a internet a partir de smartphones, tablets ou notebooks, por exemplo, através da rede Wi-Fi.

Ocorre que geralmente as redes sem fio domésticas não suportam um grande número de conexões, seja pela velocidade da conexão contratada junto ao provedor seja pelas próprias configurações da rede ou modelo de roteador.

Em todo caso, é importante saber quais equipamentos estão conectados à sua rede Wi-Fi, principalmente para evitar lentidão causada pelo alto consumo de banda ou mesmo problemas com o cometimento de crimes através de sua rede.

Como ver quem está conectado à rede sem fio

Quem tem um pouco mais de experiência com redes sem fio sabe que facilmente podemos ver todos os equipamentos que estão ou que já se conectaram à rede Wi-Fi, bastando buscar essas informações no painel de administração do roteador.

O problema é que muitas vezes essas informações são um pouco técnicas demais para o usuário comum, sem contar também que em muitos roteadores o painel administrativo é em inglês, o que pode dificultar ainda mais.

APP para descobrir quem está conectado ao Wi-Fi

Quem não sabe mexer nas configurações do roteador ou deseja uma maneira mais rápida, fácil e objetiva de descobrir quais equipamentos estão conectados à sua rede sem fio, pode instalar o aplicativo NetX – Network Discovery Tools, para Android.

Informações de rede

Este aplicativo possui uma coleção de ferramentas para diagnóstico de redes sem fio, e dentre suas funções temos a possibilidade de ver quais equipamentos estão conectados à rede Wi-Fi de maneira detalhada. Informações como endereço IP, endereço MAC, fabricante, nome do modelo, código do modelo e tipo de equipamento (se notebook, smartphone, roteador etc.) podem ser conferidas.

De posse dessas informações, é possível verificar se algum equipamento não autorizado está conectado ao seu Wi-Fi, e a partir daí tomar as providências necessárias para que ele não mais se conecte sem sua autorização. Para isso podemos sugerir:

1. Troque a senha da sua rede Wi-Fi, mas antes disso é interessante tentar descobrir como conseguiram se conectar sem sua autorização, como descobriram a senha.

2. Bloqueie a conexão a partir do endereço MAC do dispositivo não autorizado. Se não sabe como fazer, confira: Como bloquear conexão à rede sem fio.

Proteja sua senha

Na maioria dos casos de conexão não autorizada, essa se deu mediante o conhecimento da senha. Ou seja, alguém passou sua senha para outra pessoa, e essa se conectou a sua rede sem que você saiba, pode ter sido um amigo, um parente etc.

Por esse motivo, tenha cuidado ao repassar a senha da rede Wi-Fi para outras pessoas, e caso sinta que corre o risco de ter sua senha compartilhada, monitore com frequência os equipamentos conectados à sua rede sem fio.

  • Nome: NetX - Network Discovery Tools
  • Licença: Freeware - Grátis
  • Desenvolvedor: NetGEL
  • Sistema: Android 4.1 ou superior
NetX - Network Discovery Tools

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.