Descubra qual universidade ou faculdade tem o curso escolhido

Publicado em 26 junho, 2012 / Atualizado em 25 de fevereiro de 2013

Pesquise e descubra qual instituição de ensino e qual cidade possui o curso que você procura

Uma das primeiras dúvidas quando se deseja cursar o nível superior é qual universidade ou faculdade escolher. Na verdade, o estudante deve escolher inicialmente o curso, a área na qual deseja atuar futuramente, depois de formado. Isso é de fundamental importância para ser bem sucedido na carreira, pois não adianta estudar o que dizem ser bom ou dar dinheiro, deve-se fazer um curso com o qual se tenha afinidade, ou seja, você deve gostar da área da qual o curso trata.

Depois de escolhido a área ou curso no qual deseja estudar, o próximo passo é escolher a instituição de ensino, seja ela uma universidade ou faculdade. A escolha da instituição normalmente envolve a análise de diversos aspectos como a qualidade do curso, a tradição, as instalações físicas, a localização geográfica, o preço da mensalidade (se for particular), qual instituição oferece um determinado curso etc. O resultado de cada avaliação é individual, e vai depender das necessidades de cada um.

e-MEC

No entanto, um desses aspectos podem ser avaliados pela internet, de maneira bem prática e rápida: qual instituição oferece o curso desejado.

O Ministério da Educação – MEC criou um portal na internet (e-MEC) onde é possível pesquisar por instituições que oferecem o curso desejado, podendo filtrar os resultados por estado, cidade e por categoria administrativa (federal, estadual, municipal ou privada).

Ao entrar no site é exibido o mapa do Brasil, em seguida deve-se clicar sobre o estado desejado. Feito isso é exibida uma tela contendo três quadros, o primeiro mostra os cursos disponíveis no estado, o segundo as cidades e o terceiro o resultado da pesquisa. É possível, também, pesquisar apenas por instituições públicas ou privadas. Com certeza o e-MEC é de grande valia no momento de buscar por instituições de ensino superior.

Acesse agora: e-MEC