Descubra a qual programa pertence um processo em execução no Windows

Publicado em 15 agosto, 2013

Está em dúvida se um processo ou arquivo .exe é vírus ou não? Descubra quem ele é.

Por mais que os usuários de computador se esforcem para controlar o funcionamento dos programas instalados no PC, é praticamente impossível saber quais estão executando ou não em determinado momento.

Isso acontece, pois nem sempre o nome do processo em execução lembra o nome do programa ao qual ele está associado, deixando o usuário confuso quanto a utilidade de tal processo.

Poder determinar exatamente cada processo em execução é extremamente importante para garantir não só a estabilidade do sistema operacional, mas também, para poder assegurar que nenhum programa malicioso esteja “rodando em silêncio” na memória.

Claro que há pragas virtuais que tem a capacidade de camuflar seus processos, mais isso não vem ao caso agora.

Arquivo .exe

Para quem não sabe como listar os processos em execução no Windows, vai a dica: pressione as teclas “Ctrl+Alt+Del”, todas ao mesmo tempo. Feito isso, será exibida uma pequena janela mostrando os programas que estão em execução. Em seguida clique na aba “Processos”, pronto, aí estão todos os processos ativos no momento, como o “explorer.exe”, que é nativo do sistema Windows.

Caso esteja em dúvida sobre a origem ou função de determinado processo, o site Fileinspect.com, irá ajudá-lo na identificação.

No site, basta digitar o nome do processo e dar início à busca, rapidamente será apresentada uma descrição do processo pesquisado, várias informações são oferecidas, como fabricante do software, diretório onde o executável costuma se localizar e, principalmente, se este processo oferece ou não riscos ao usuário.

  • Nome: Fileinspect
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Fileinspect
  • Tipo: Serviço online
Fileinspect

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.