Desativar inicialização automática de programas

Publicado em 25 novembro, 2011 / Atualizado em 5 de julho de 2012

Defina quais programas podem ser inicializados junto com o Windows

Alguns programas, quando instalados no computador, devem ser inicializados assim que o Windows carrega, principalmente os programas de proteção. Antivírus, firewalls, antispyware e outros programas de proteção devem ser carregados junto com o sistema, para manter os usuários protegidos desde o início da utilização do computador.

No entanto, muitos programas, pagos ou gratuitos, teimam em configurar sua inicialização automática, sem perguntar ao usuário se é isso que eles desejam que aconteça. Em alguns casos, é fácil desabilitar a inicialização automática, em outros nem tanto.

O maior problema em deixar programas que não são utilizados com frequencia iniciarem junto com o Windows é o fato de isso tornar a inicialização mais lenta. Além disso, durante a utilização do computador, os programas que se executaram automaticamente continuam rodando em segundo plano, consumindo memória e recursos do processador.

Desativando programas na inicialização

Uma maneira simples de desabilitar programas com inicialização automática, e definir quais devem iniciar junto com o Windows é utilizar o programa Mz StartUp Manager. Assim que ele é aberto, serão exibidos todos os programas configurados para inicializarem junto com o Windows. Para desabilitar qualquer um deles, basta desmarcar a caixa de seleção. Dessa maneira, na próxima inicialização do sistema, ele não mais será executado automaticamente.

Essa é a funcionalidade principal do Mz StartUp Manager, mas com ele também é possível verificar informações sobre cada executável, abrir a pasta onde ele está armazenado ou executar um programa que foi bloqueado durante a inicialização.

  • Nome: Mz StartUp Manager
  • Licença: Freeware - Grátis
  • Desenvolvedor: Michael Zacharias
  • Tamanho: 1,16 MB
  • Sistema: Windows XP/2003 /Vista/7 (32 e 64 bits)
Mz StartUp Manager

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.