Depurador de ar: o que é e como funciona

Publicado em 16 julho, 2013

O depurador de ar ajuda a manter a cozinha e o restante da casa livre de sujeira, gordura e odor de frituras e cozimentos

A cozinha é um dos locais da casa que mais necessita de limpeza frequente. Cozimentos e principalmente frituras costumam gerar bastante sujeira, devido principalmente aos respingos de óleo que são expelidos e pela fumaça provocada durante a fritura de alguns alimentos.

Como consequência disso teto, paredes, eletrodomésticos e móveis acabam ficando engordurados, e o ambiente fica com aquele cheiro de fritura por muito tempo.

Em residências com cozinha grande e arejada, os problemas causados pela fritura de alimentos é minimizado, mas em cozinhas pequenas, como as dos apartamentos, o cheiro e a fumaça das frituras costuma se espalhar por toda a casa, afetando não apenas a cozinha, mas a sala, os quartos e demais cômodos.

Como solução para isso, é recomendável o uso de depurador de ar.

Como funciona o depurador de ar

Um depurador de ar funciona como um exaustor, coletando, purificando e devolvendo o ar ao ambiente. Como ele fica instalado logo acima das bocas do fogão, todo vapor, cheiro e demais partículas expelias pelas panelas é sugado pelo depurador, ficam retidas no filtro interno, e o ar é devolvido ao ambiente livre de cheiro, fumaça e dos demais resíduos.

Depurador de ar

A instalação do depurador é muito simples e pode ser feita por qualquer pessoa. Mas nesse momento um cuidado é importante: deixar a distância adequada entre ele e o fogão. No manual de instrução de todo depurador é informada a distância máxima em relação ao fogão, e ela deve ser obedecida para que o aparelho funcione da maneira esperada.

Conclusão

Os depuradores de ar são realmente úteis para evitar que a sujeira e o cheiro de fritura se espalhem pela casa, principalmente em residências pequenas ou onde a sala e a cozinha ocupam o mesmo espaço.