Depilação com cera quente ou fria, qual melhor?

Publicado em 10 julho, 2013 / Atualizado em 11 de julho de 2013

A depilação com cera quente costuma ser menos dolorosa e mais eficiente do que a com cera fria

Principalmente para as mulheres, a depilação é um dos principais cuidados que se deve ter com a beleza. Pernas e axilas com pelos podem passar a impressão de descuido ou até falta de higiene, o que não é agradável para quem vê e muito menos para quem está nessa situação.

Atualmente existem diversas técnicas para se depilar qualquer parte do corpo, a escolha vai depender de vários fatores, como extensão da área a ser depilada, valor que se pode pagar, presença ou não de reação alérgica a determinado tipo de depilação, disponibilidade de tempo etc.

Dentre elas, as principais são a depilação com lâmina e a depilação com cera, que pode ser feita com cera quente ou fria. Como a depilação com lâmina costuma não agradar muito, seja porque os pelos crescem mais rápido ou por geralmente causar irritação na pele, a depilação com cera costuma ser a mais prática, simples e barata das maneiras de se depilar.

Barbeador

Como a depilação com lâmina normalmente não agrada muito, qual escolher, depilar com cera quente ou cera fria? Para lhe ajudar a decidir, abaixo saiba um pouco mais sobre cada uma delas:

Cera quente

A depilação com cera quente é a preferida de muitas mulheres por ela causar menos dor. O calor da cera quente funciona como vasodilatador, abrindo os poros e facilitando a remoção dos pelos. Além disso, o próprio calor já proporciona uma sensação mais cômoda, diminuindo o incomodo da arrancada dos pelos. Outro ponto positivo da depilação com cera quente é que ela diminui o risco de o pelo encravar.

Uma ressalva importante para a cera quente é que ela não pode estar muito quente, caso contrário ela poderá causar agressão à pele, o que pode resultar no escurecimento da região onde  depilação foi feita.

Este tipo de depilação geralmente é feita por profissionais porque, para fazer em casa, muitas vezes pode sair caro e muito trabalhoso, tanto a preparação da cera quanto a aplicação na pele.

Cera fria

A depilação com cera fria é a mais simples, barata e rápida de ser feita. Existem kits que podem ser comprados em farmácias e supermercados para a aplicação em casa, sem que haja a necessidade de alguém para ajudar.

Apesar disso, a depilação com cera fria tem um lado negativo, ela é mais dolorida, agride mais a pele e aumenta as chances de os pelos encravarem. Por isso ela deve ser evitada em regiões mais sensíveis do corpo, principalmente na virilha. Pelos mais finos e menores podem não ser arrancados facilmente com a cera fria, o que pode acabar exigindo mais aplicações.

Agora que você já sabe mais sobre a depilação com cera quente e fria, faça o teste e descubra qual a melhor opção para você.