Sistema financeiro e mercado financeiro

Publicado em 22 novembro, 2012 / Atualizado em 23 de fevereiro de 2013

Sistema e mercado financeiros fazem parte da economia mas não são a mesma coisa

Entender de economia realmente não é para qualquer um. Conhecer todos os termos, elementos e relações entre os agentes econômicos demanda tempo, estudo e dedicação, sendo mais indicado para quem deseja ingressar num curso de economia ou qualquer relacionado com ela.

Porém, é interessante que mesmo quem não é economista, administrador ou atue em áreas relacionados saiba pelo menos distinguir alguns termos semelhantes, a fim de evitar confusões.

Como em economia temos centenas de termos específicos, não é fácil saber o que cada significa e qual sua relação com os demais. E isso justifica algumas confusões comuns, como, por exemplo, confundir sistema financeiro com mercado financeiro ou achar que são a mesma coisa. Mesmo sendo expressões bastante parecidas e estarem relacionadas com a mesma coisa, a economia, mercado e sistema são coisas diferentes.

Para não confundir mais um com o outro, confira abaixo a explicação do que é mercado e sistema financeiro.

[related_posts]

Mercado financeiro

Esse termo possui diversas definições de acordo com cada área do conhecimento. Em economia há uma definição, já para a matemática financeira pode haver outra diferente ou com pequena semelhança etc. No entanto, de maneira geral, mercado financeiro é o ambiente por onde circula o capital, é a sociedade como um todo.

É no mercado financeiro onde se compra e vende mercadorias e serviços, onde empréstimos e aluguéis são contratados, onde credores e devedores atuam, por onde o dinheiro circula.

Quando falamos em mercado financeiro, estamos nos referindo ao conjunto de todas as atividades de circulação de capital, sejam elas feitas fisicamente ou eletronicamente.

Sistema financeiro

O sistema financeiro é formado por instituições financeiras ou não responsáveis pela captação, distribuição e circulação de capital. Ele é composto pelos bancos, órgãos governamentais reguladores e demais instituições financeiras. Ele é a estrutura que possibilita e regula a circulação de dinheiro na economia e a relação entre pessoas físicas, jurídicas e demais instituições.