Cursos ensinam técnicas para passar em concursos públicos

Publicado em 27 setembro, 2015 / Atualizado em 4 de novembro de 2015

Cursos estão prometendo ensinar candidatos técnicas de estudo para conseguir passar em qualquer concurso público

O mundo dos concursos públicos sempre foi uma boa oportunidade de negócios para professores e empresas que elaboram materiais de estudos como apostilas, livros e vídeo-aulas, bem como para os cursinhos preparatórios.

Com a crescente concorrência pela busca de um cargo público, sobretudo em momentos de alta de desemprego, a procura por materiais de estudos tende a crescer muito, possibilitando até mesmo que “cursos milagrosos” sejam ofertados e vendidos aos candidatos.

Cursos que ensinam a passar em concursos

Além dos tradicionais materiais de estudos, aqueles cujo conteúdo é composto pelas disciplinas constantes do conteúdo programático do edital, está sendo cada vez mais frequente a oferta de cursos ensinando a estudar e a passar em concurso público utilizando técnicas de memorização, associações mentais etc.

Esse tipo de material pode realmente ajudar o estudante a descobrir qual é a melhor técnica de estudo para sua realidade. No entanto, é importante tomar cuidado e ter em mente que não existe receita de bolo para passar em concursos, não existe uma técnica milagrosa que fará você se lembrar de tudo na hora da prova, acertar todas as questões e consequentemente ser aprovado.

Estudar sempre à noite, pela manhã ou pela tarde, fazer resumos, mapas mentais, fichamentos, e muitas outras técnicas de estudo podem facilitar o aprendizado e mostrar ao estudante qual a técnica que melhor funciona para ele.

O conhecimento de todas as técnicas é importante, no entanto, o candidato não pode ver o curso que ensina tais técnicas como a chave para a sua aprovação, principalmente pelo fato de muitas pessoas estarem comercializando cursos com a promessa de aprovação fácil em concursos públicos, o que realmente não é possível.

[related_posts]

O foco do estudo deve ser o que vai cair na prova

Existem estudantes que ficam tão impressionados ou até mesmo pressionados por esses cursos que oferecem quase verdadeiros milagres que deixam as disciplinas de lado e se dedicam a pesquisar e estudar métodos de leitura, de memorização etc. Não que isso seja errado, o problema é supervalorizar este tipo de conteúdo e quando chegar na prova perceber que não estudou aquela disciplina por inteiro por que estava muito preocupado com a técnica de estudo utilizada.

Não se iluda

Tem muita gente querendo ganhar dinheiro com os sonhos dos outros. Quem não ficaria tentado em pagar por algo que promete leva-lo à realização de um sonho. Contudo, devemos ter o pé no chão e, do mesmo jeito que não existe técnica para ficar rico da noite para o dia, também não existe método de estudo capaz de fazer qualquer pessoa passar em qualquer concurso apenas seguindo seu passo a passo.

Quer experimentar novas técnicas de estudo? Ótimo, vá em frente. Só não se esqueça de que o que vai ser cobrado é o que está no conteúdo programático do edital e que não existe receita de bolo ou fórmula milagrosa para passar em concursos, até porque cada pessoa tem peculiaridades que as fazem mais eficientes com ou outro método de estudo ou disciplina.

Tenha cuidado com os materiais de estudo que você adquire para estudar para concursos. Pesquisa pela reputação da empresa na internet, verifique se ela oferece parte do conteúdo do curso para que você possa conhecer sua didática, busque a opinião de outros concurseiros, e o principal: não se deixe iludir por promessas milagrosas de aprovação em concursos.