Curso de noivos para casamento

Publicado em 22 setembro, 2012 / Atualizado em 4 de abril de 2013

Saiba o que é e como funciona o curso de noivos para quem deseja se casar

O casamento é ponto mais alto no relacionamento entre homem e mulher. Começa com uma paquera, em seguida vai para o namoro, depois o noivado, e caso os noivos tenham a certeza de que encontraram a pessoa certa para constituir família e passar o resto da vida juntos, acabam se casando. Este é um momento único e esperado por homens e mulheres, mais ainda por elas, cuja maioria sonha desde criança com um belo casamento, com um vestido de noiva maravilhoso e a reunião de todos os familiares e amigos.

Para os noivos que irão se casar na igreja católica, é obrigatório ter cursado o curso de noivos, ou curso de casamento. Ou seja, sem participar deste curso não é possível casar. Por esse motivo, antes de marcar a data de casamento é bom providenciar junto a secretaria da igreja sua inscrição no curso.

O curso de noivos consiste num conjunto de palestras e reuniões que trazem para os futuros casados informações, dicas e conselhos sobre a constituição da família, criação dos filhos, união e compreensão entre o casal, responsabilidades de ambas as partes após o matrimônio e diversos outros assuntos. Todo o conteúdo desses encontros é passado por outros casais, com mais experiência na vida a dois. Dessa maneira, os noivos poderão ter noção do que é um casamento, dos direitos e deveres de ambos, o noivo e a noiva, além das dificuldades e desafios que eles poderão encontrar após a troca de alianças.

Casal com aliançaNa verdade, o curso de noivos funciona como uma preparação não só para o casamento, mas principalmente para o dia a dia de casados. Participar dele é realmente importante para se ter uma noção clara e realista do que casar. Casar não é apenas trocar alianças, pedir a benção do padre, ter uma lua de mel e se tornarem marido e mulher. Casamento e doação, companheirismo, é saber abrir mão de coisas em prol do outro, é ser compreensivo e paciente, é transformar duas pessoas distintas numa só, num casal.

Como participar do curso de noivos

O curso de noivos é oferecido por uma paróquia. A depender do tamanho da cidade, é possível escolher dentre diversas paróquias (igrejas). No entanto, é importante estar atento à disponibilidade de inscrição. Isso porque o curso de noivos geralmente tem data para começar e terminar, ou seja, é necessário fazer a inscrição antes do início das atividades. Caso contrário, será necessário esperar para que o próximo curso aconteça. Uma alternativa para os casos de indisponibilidade é buscar o curso noutra paróquia, uma vez que a igreja onde o casamento será realizado não precisa ser necessariamente pertencente à mesma paróquia onde o curso foi feito.

O curso de noivos é barato, geralmente é cobrado um valor necessário apenas para cobrir os gastos com  o próprio curso.  e a quantidade de encontros e horários varia de acordo com cada paróquia. Há cursos feitos num único dia, outros duram uma semana, outros três dias etc.

Como já foi dito, para se casar na igreja católica é obrigatório ter feito o curso de noivos. No entanto, mesmo que não fosse obrigatório, seria interessante que todo casal participasse antes de subir ao altar, pois a troca de experiências traz informações que serão importantes para a boa convivência do casal e para a vida a dois.