Cultura e clima organizacional, diferenças

Publicado em 4 agosto, 2014 / Atualizado em 6 de outubro de 2014

Presente em toda organização, a cultura organizacional influencia o clima organizacional, que é a percepção de cada indivíduo

É comum que os integrantes de grupos sociais costumem agir e pensar de maneira semelhante em relação a seu ambiente, atividades e demais elementos do cotidiano. Quando falamos em grupos sociais, estamos nos referindo a qualquer reunião de pessoas, como salas de aula, rua de um bairro, ambiente de trabalho etc.

Quando nos referimos a esse senso coletivo no ambiente organizacional, podemos analisá-lo através do estudo da cultura e do clima organizacional.

Cultura organizacional

Toda organização tem seu modo de agir, pensar e ver o mundo ao seu redor. Assim como cada pessoa tem seu modo próprio de agir e pensar, sua personalidade, as organizações possuem sua cultura organizacional. A cultura é formada pelo conjunto de crenças, valores, ritos, princípios e hábitos compartilhados pelos membros da organização.

A cultura organizacional de uma empresa ou órgão público não é facilmente modificável, suas premissas são construídas ao longo do tempo de maneira informal, sofrendo influência de todos os que participam dela. Em empresas privadas, a incorporação de certos valores à cultura pode ser feita por seus fundadores, e é compartilhada entre todos os demais indivíduos que passam a agregar a organização.

As melhores apostilas para concurso público, conheça: Apostilas Opção.

Podemos defini-la também como o modo de pensar e agir coletivo, a maneira de reagir diante de determinada situação. Modo de agir este que já foi internalizado e que é posto em prática de maneira automática.

Podemos facilmente perceber traços da cultura organizacional de uma empresa observando como seus membros se comportam no seu dia-a-dia de trabalho, como se relacionam com os clientes e colegas de trabalho, como enfrentam problemas e desafios, como atendem o público etc. Com esse olhar um pouco mais atento, percebemos o quanto cada organização é diferente uma das outras.

Clima organizacional

O clima organizacional, por sua vez, é a percepção individual do ambiente de trabalho como um todo, incluindo o ambiente físico, as instalações, a relação dos chefes com os subordinados e entre os profissionais que ali desenvolvem suas atividades. O clima organizacional é influenciado tanto por aspectos físicos quanto psicológicos do ambiente de trabalho,  que contribuem para que o indivíduo forme sua opinião sobre aquele universo.

Esse conjunto de percepções que é o clima organizacional pode influenciar de maneira positiva ou negativa o comprometimento e a motivação do indivíduo no ambiente de trabalho. Podemos dizer que o clima organizacional é o reflexo da cultura organizacional sobre os indivíduos, condicionando-o a pensar, agir e sentir a cultura sob seu ponto de vista.