Cuidados e como limpar a escova de dentes

Publicado em 15 abril, 2013 / Atualizado em 15 de abril de 2013

Conheça dicas para cuidar bem e higienizar sua escova de dentes para evitar problemas de saúde

Como diz aquele velho ditado, “prevenir é melhor do que remediar”, e uma das melhores maneiras de prevenir o aparecimento de problemas de saúde é cuidando da higiene. E quando o assunto é saúde bucal, a higiene da escova de dentes é um ponto fundamental para isso.

É comum as pessoas tratarem as escovas de dentes como um utensílio de limpeza qualquer, como utensílio domésticos, a exemplo de vassouras, escovas de uso geral etc. No entanto, isso não deve acontecer, haja vista que a escova de dentes é levada a uma parte do corpo que serve como porta de entrada para bactérias, fungos e até vírus, a boca.

Uma situação bastante comum de vermos nos lares brasileiros é escovas jogadas na pia do banheiro, em constante contato com respingos de lavagem das mãos e de escovações de outras pessoas da casa, vapor de água proveniente da descarga do vaso sanitário, além de estarem expostas ao contato com insetos, como moscas, mosquitos, formigas etc.

Uma escova de dentes mal cuidada pode oferecer diversos riscos não somente à saúde da boca, mas do corpo de maneira geral. Por esse motivo, é importante saber como guardar e higienizar sua escova de dentes, a fim de evitar que ela seja contaminada.

[related_posts]

Dicas para cuidar e higienizar a escova de dentes

  1. Nunca deixe a escova de dentes exposta em cima da pia, isso evita a contaminação com respingos, insetos e vapor de água provenientes da descarga do vaso.
  2. Evite o contato com outras escovas de dentes, pois se uma estiver contaminada com algum fungo ou bactéria, poderá contaminar a outra.
  3. Lave as mãos antes de começar a escovação.
  4. Use enxaguante bucal para higienizar a escova. Se for fazer diariamente, coloque o enxaguante num borrifador e aplique na escova após a escovação. A limpeza pode ser feita semanalmente, neste caso mergulhe a escova no enxaguante por poucos minutos, bata na quina da pia para remover o excesso e guarde em local seco.
  5. Sempre depois de terminar a escovação, sacuda ou bata o cabo da escova sobre uma quina para expulsar a água que fica retida entre as cerdas.
  6. De preferência, guarda a escova em pé, com as cerdas voltadas para cima, e em um recipiente fechado.
  7. Nunca compartilhe sua escova de dentes com outras pessoas.
  8. Troque de escova de dentes a cada dois ou três meses.
  9. Sempre enxague a escova antes e depois da escovação.

Seguindo essas recomendações você estará protegendo sua escova de contaminação e ao mesmo tempo cuidando da sua saúde.