Cuidado com objetos caros e documentos importantes na mudança

Publicado em 26 janeiro, 2013 / Atualizado em 21 de janeiro de 2016

É melhor ficar responsável por transportar objetos caros e documentos do que deixar sob responsabilidade de terceiros

Mudar de casa costuma ser algo muito trabalhoso e estressante, além de exigir tempo, dinheiro e paciência para arrumar tudo novamente na nova casa após a mudança.

Geralmente quem está mudança está indo morar na casa própria ou está indo para outra casa de aluguel passa por essa situação.

E por falar em aluguel, quem mora em casa alugada costuma ter bastante experiência em mudanças de residência. Isso porque dificilmente alguém fica muito tempo ou vários anos no mesmo imóvel alugado, ou se muda para um imóvel mais barato (ou melhor) ou para sua casa própria. Já falamos aqui sobre as vantagens e desvantagem na hora de escolher o tipo de transporte para mudança.

Outro ponto que deve ser tratado com bastante cuidado é o transporte de documentos importantes e objetos de valor como joias, relógios caros, objetos em ouro e prata, documentos importantes e uma infinidade de outros objetos valiosos.

O tipo de frete escolhido para a mudança também influência na segurança empregada em coisas valiosas. Por exemplo, nos casos em que uma empresa de mudança especializada é contratada, a segurança é maior devido à responsabilidade assumida pela prestadora de veículo.

Já nos casos em que se contrata um daqueles caminhões de frete que ficam parados na rua, contratando também carregadores avulsos, geralmente é necessário ter mais cuidado com objetos caros para evitar que eles sejam roubados. Claro que não há regra, isso pode acontecer em qualquer um dos casos.

Além do risco de serem roubados, também existe o risco de serem quebrados, danificados ou perdidos. Objetos de cristal, relógios, escrituras de imóveis, quadros, esculturas e uma infinidade de outros objetos podem ser danificados ou destruídos durante uma mudança feita sem cuidado. Então o que pode ser feito para prevenir que isso aconteça? Transporte você mesmo.

É isso, a dica para evitar que seus objetos caros e documentos importantes sejam danificados, roubados, inutilizados ou perdidos, é transportá-los no seu próprio veículo.

Antes guardar a mudança nas caixas, separe tudo aquilo que não pode ser perdido ou danificado de jeito nenhum, coloque numa pasta ou caixa, proteja-o bastante e leve você mesmo no seu carro. Caso contrário, em caso de perda de algo, com certeza você ouvirá desculpas como “não vi”, “não sei o que é”, “não estava aqui” etc. Se você tiver feito um checklist dos objetos transportados, você terá algum recurso, caso contrário, será sua palavra contra a palavra do pessoal da mudança.

Fica a dica.