Criar tabela automaticamente com palavras no Word

Publicado em 11 janeiro, 2013 / Atualizado em 11 de janeiro de 2013

O Word possui ferramenta que converte texto automaticamente em tabela

As tabelas são uma das melhoras formas de se organizar listas, seja de nomes, produtos, preços ou qualquer outra coisa, pois dessa maneira fica mais fácil localizar aquilo que está sendo procurado, ou seja, a lista em tabela fica mais organizada do que se fosse um texto com os termos separados por vírgula, por exemplo.

O Word possui uma ferramenta para a criação de tabelas muito eficiente. Tradicionalmente é possível criar tabelas de duas maneiras: usando o assistente “Inserir Tabela“, onde a a tabela é criada visualmente, ou a “Desenhar tabela“, com a qual é possível “desenhar” as linhas e colunas.

Essas duas ferramentas para a criação de tabelas funcionam muito bem,no entanto, se a lita de palavras a ser organizada for muito grande, fazer a tabela manualmente para em seguida inserir as palavras em cada uma das célula pode ser um trabalho muito demorado e cansativo. Para os casos em que a lista de palavras é for muito grande, o ideal é criar a tabela automaticamente, já colocando cada palavra em sua devida célula. E apesar de pouco conhecida, o Word possui essa função.

Como criar tabelas automaticamente:

1. Copie e cole no Word a lista de palavras a serem colocadas na tabela, ou digite, se preferir. Por exemplo:

Afonso Cláudio; Alegre; Alfredo Chaves ; Anchieta; Aracruz; Atilio Vivacqua ; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Boa Esperança ; Cachoeiro de Itapemirim; Cariacica; Castelo ; Colatina; Conceição da Barra; Conceição do Castelo ; Domingos Martins; Dores do Rio Preto; Ecoporanga ; Fundão; Guaçuí; Guarapari ; Ibatiba; Ibiraçu; Iconha

2. Pressione as teclas “Ctrl+T” para selecionar tudo (todas as palavras).

3. Vá até a aba “Inserir” e na opção “Tabela” clique em “Converter Texto em Tabela“.

Janela do Word

4. O próximo passo é definir as características da tabela, como quantidade de colunas, tamanho de coluna, tipo de separação usada no texto (ponto e vírgula, vírgula etc.). Lembre-se que quanto menor a quantidade de colunas, maior será a quantidade de linhas e vice versa.

Criando tabela

Depois de configurar as opções desejadas, basta clicar em “Ok”.

Tabela pronta

Pronto, seu texto foi convertido em tabela de maneira automática, evitando a perda de tempo de criar a tabela e inserir palavra ou por palavra.