Crédito universitário: mais oportunidade para cursar nível superior

Publicado em 28 fevereiro, 2013

Crédito ou financiamento universitário dá oportunidade de estudantes cursarem o ensino superior em instituições particulares

Depois de concluir o ensino médio, é hora de os estudantes partirem para sua formação profissional, fazer um vestibular e entrar numa faculdade ou universidade, e assim cursar o ensino superior.

Na maioria dos casos, tanto o estudantes quanto seus pais dão preferencia ao ingresso numa instituição de ensino pública, seja ela estadual ou federal. Isso porque, além de serem gratuitas, essa universidades costumam ter mais tradição e prestígio junto à sociedade, seja por ser mais exigente ou por possuir um histórico de qualidade na formação de profissionais.
Mesmo assim, não podemos generalizar, afinal de contas existem excelentes faculdades particulares, que possuem tanto a qualidade quanto a tradição de instituições públicas.

Apesar de muitas vezes ser á preferencia, nem sempre é fácil entrar numa universidade pública, devido principalmente à concorrência que costuma ser bastante alta. Mesmo havendo cursos com maior e outros com menor concorrência, de maneira geral a concorrência costuma ser grande.

Sendo assim, como muitos alunos não conseguem entrar em universidades públicas, a solução para dar continuidade aos estudos e ingressar nos ensino superior é entrar para uma universidades ou faculdade particular.

A principal dificuldade encontrada nesse momento é o pagamento das mensalidade, cujo valor costuma ser alto e que em muitos casos acaba impedindo que o estudante comece sua graduação numa instituição particular.

[related_posts]

Como solução a isso, diversos bancos no Brasil oferecem o crédito universitário, uma linha de crédito onde o estudante pode financiar o pagamento do seu curso. No financiamento universitário, o banco disponibiliza o dinheiro referente ao valor do curso e divide o pagamento em diversas parcelas para cliente.

Existem bancos que dividem o pagamento do valor total do curso em até três vezes o tempo da graduação. Já outros, financiam de semestre em semestre, dando o prazo de 12 meses para a quitação de cada um. A taxa de juros também varia de acordo com o banco, assim como a possibilidade de negociar a taxa de juros cobrada.

Atualmente, os principais bancos do país oferecem crédito ou financiamento universitário, dentre eles podemos citar o Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, HSBC e o Santander.

Como solicitar o financiamento

O primeiro passo é dirigir-se até a agência bancária e conversas com o gerente ou o atendente responsável. Nesse encontro é importante se informar sobre as exigências, prazos possíveis, taxas de juros, documentos necessários e outras questões específicas que possam ser de seu interessante. Antes de fechar negócio, é interessante pesquisar as condições oferecidos por diversos bancos, e dessa maneira escolher aquele que ofereça mais vantagens e facilidades.