Corrigir erro Excel não imprime toda a planilha

Publicado em 21 setembro, 2012

Veja como imprimir toda a área da planilha, sem deixar partes de fora

O Excel é um dos melhores e mais utilizados programas de planilha eletrônica da atualidade. Com ele podemos criar fórmulas ou utilizar fórmulas prontas que agilizam as tarefas tanto nas empresas quanto em casa.

Sendo assim, ele é um programa cuja utilização tem como foco a tela de do computador, ou seja, para ser usado diante do PC. Contudo, ele pode facilmente criar documentos que devem ser impressos, como listas, formulários e páginas de demonstração de cálculos.

Ao contrário do que acontece com um outro aplicativo do pacote Office, o Word, que automaticamente encaixa o conteúdo do documento na impressão, o Excel exige que um ajuste adicional seja feito. Ou seja, se você criar um documento, uma planilha, no Excel e imprimir seu conteúdo, é possível que a impressão não saia da mesma maneira como ele é visualizado na tela. A impressão pode sair cortada, faltando uma parte da planilha.

Como o Excel disponibiliza uma área de trabalho muito grande, enquanto que no Word a janela de criação do documento tem o mesmo tamanho da folha de papel, é possível criar documentos muito largos, que excedem a largura de uma folha de papel A4. Nestes casos, caso desejemos imprimir a planilha, temos que criar um documento mais estreito e utilizar um recurso chamado “Definir área de impressão“.

Usando esse recurso, você poderá informar ao Excel qual área da planilha deve ser impressa, dessa maneira evitamos que parte da planilha fique de fora da impressão.

Como definir a área de impressão no excel

1. Na janela de criação de planilha do Excel, selecione a área que deverá ser impressa. Para isso, clique com o mouse e arraste de forma a selecionar todo o intervalo de células desejado.

2. Em seguida selecione a guia “Layout da página” e clique em “Definir área de impressão”.

Menu do excel

Feito isso, a área a ser impressa já está configurada. Se você perceber que definiu a área errada, basta clicar em “Limpar área de impressão” e em seguida refazer o processo.

Depois de definir a área de impressão, é importante visualizar a impressão, para se certificar de que todo o conteúdo da planilha será impresso. Se ao vizualizar a impressão você perceber que uma parte da planilha ficará de fora, há duas coisas a fazer:

a. Redefinir a área de impressão incorporando a parte que ficará de fora.

b. Diminuir a largura das colunas para caibam na área de impressão.

Utilizando esse recurso você sempre conseguirá imprimir todo o conteúdo presente numa planilha do Excel.